Direção do CCBSA emite nota em defesa da liberdade de expressão nas universidades e em repúdio a atitudes de desrespeito

13 de novembro de 2018

Nota do Campus V – Pelo respeito acima de tudo

Diante das várias manifestações de intolerância vivenciadas nas últimas semanas, em todo o País, e da tentativa de interferir na liberdade de expressão dentro e fora das universidades brasileiras, a Direção do Campus V da Universidade Estadual da Paraíba – alinhada às declarações públicas expressas pela Administração Central desta instituição, além de Controladoria e Ouvidoria – vem a público expressar total apoio às várias manifestações pacíficas e democráticas ligadas aos processos de construção da cidadania brasileira, ao passo em que repudia veementemente atitudes de desrespeito e agressões que porventura possam abalar a essência da comunicação dialética como processo necessário ao crescimento de qualquer pessoa, especialmente integrantes de uma comunidade acadêmica como a nossa.

A liberdade de expressão, sem dúvida, faz parte de um acordo social de matriz democrática e plural. Exercê-la, porém, exige responsabilidade e respeito ao espaço de seus interlocutores. Por isso, o limite dessa liberdade está em tudo aquilo que possa agredir, física ou moralmente, a integridade do outro. Assim, diante de acontecimentos envolvendo membros da comunidade acadêmica do Campus V, que confundiram “liberdade de expressão” com “irresponsabilidade na expressão”, nós, Direção do CCBSA, repudiamos esse tipo de atitude e nos colocamos firmemente como defensores do direito à opinião e ao engajamento intelectual, acadêmico e social de qualquer um de nossos integrantes que some às propostas de um espaço chamado Universidade.

Enfatizamos que o Campus V, mesmo ainda pequeno em estrutura, sempre se mostrou forte nos momentos mais delicados. Assim, somando forças, temos conquistado novos espaços para o fazer acadêmico na capital paraibana. Prezamos por esse clima de respeito, mesmo diante das divergências de ideias e propostas – o que sempre nos pareceu salutar e necessário. Seguimos acreditando que o momento é de unidade em torno de um projeto educacional cada vez mais transformador. Diante do momento atual, é notório que opiniões divergentes sejam expostas ou contrapostas, um processo salutar. O nocivo, aqui, é fazer de um posicionamento político, ideológico, religioso ou afim atitude de desrespeito e agressividade. A esse tipo de atitude dizemos, enfaticamente, não!

João Pessoa 13 de novembro de 2018

Jacqueline Echeverría Barrancos e Ênio Wocyli Dantas