Direção do Campus V em parceria com a Academia de Cordel do Vale Paraíba realiza sarau em homenagem ao dia da mulher

18 de março de 2019

Uma noite de homenagens, protestos, exaltação à cultura nordestina, tendo a poesia de cordel como elemento norteador. Assim pode ser definido o “Sarau Poético em Homenagem ao dia da Mulher: uma expressão da mais rica cultura do Nordeste”, realizado pela direção do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em João Pessoa, em parceria com a Academia de Cordel do Vale do Paraíba (ACVPB), na sexta-feira (15).

Durante o evento foram apresentadas poesias dos membros da ACVPB em homenagem às mulheres; apresentação de Aboio em Verso com a Poetisa Shyrlaine Brandão; leitura de poesias de novos talentos e membros da comunidade acadêmica; lançamentos de livros e de folhetos e venda de folhetos e de xilogravuras.

A diretora do CCBSA, professora Jacqueline Echeverría Barrancos, destacou a importância desse evento para discutir temáticas relevantes relacionadas às mulheres por intermédio de um dos maiores patrimônios do nordeste: o cordel. Na ocasião, a diretora homenageou a deputada Cida Ramos, representada pela assessora Rafaela Ramalho, com a comenda de “Amiga do Campus V”, pelos relevantes trabalhos prestados à comunidade pessoense; e a professora Manuela Maia, como reconhecimento às pesquisas empreendidas pela docente relacionadas à temática do cordel.

Para a professora Manuela Maia, que realiza estudos na área de cordel há 10 anos, eventos dessa natureza podem aproximar a sociedade da universidade utilizando a linguagem da poesia de cordel para abordar temáticas sociais relevantes como o feminicídio, as políticas sociais, a violência, entre outros.

O presidente da Academia de Cordel do Vale do Paraíba, Marconi Araújo, destacou a relevância desse Sarau para reunir poetas conhecidos e anônimos e promover a cultura nordestina em sua essência. O poeta enalteceu os trabalhos que estavam sendo lançados:“Sementes de Marielle: legado de luta e resistência”, de autoria própria, e “cantadores do povo”, de Chico Mulungu, além de folhetos como “O drama de Mariana e Brumadinho sob o olhar da poesia”, que contou com a participação de 64 poetas de todo o país que construíram coletivamente, em menos de 48 horas, via aplicativo de mensagens, a poesia publicada pela ACVPB.

Na oportunidade, foi realizada a entrega do troféu Violeta Formiga à cirandeira conhecida como Vó Mera e à vereadora Sandra Marrocos. “Estou muito emocionada com essa homenagem, até para que as pessoas notem que temos cultura e riqueza aqui na nossa terra. Onde eu chego, em eventos por todo o país vejo que as pessoas querem me ouvir cantar e ver minha apresentação, o que mostra que há espaço para nós e precisamos valorizar os poetas e artistas do nordeste”, explicou Vó Mera.

A vereadora Sandra Marrocos, também visivelmente comovida com a outorga, relembrou a trajetória de mulheres com um trabalho e uma militância relevantes para a categoria, a exemplo de Vó Mera, a presidenta Dilma Rousseff e a vereadora Marielle Franco, e dedicou o troféu a essas “representações de força e luta feminina”.

Texto de fotos: Juliana Marques