Cursos de Arquivologia e Ciências Biológicas do Campus V recebem quatro estrelas em avaliação do Guia do Estudante

12 de dezembro de 2018

O investimento realizado nos últimos anos sobretudo nos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) e na capacitação dos docentes fez com que os cursos de graduação em Arquivologia e Ciências Biológicas do Campus V da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) recebessem quatro estrelas na avaliação realizada pelo Guia do Estudante 2018 da Editora Abril classificando os bacharelados com o conceito de “muito bom”. O curso de Relações Internacionais foi classificado com três estrelas, equivalente ao conceito “bom”.

Para o coordenador do bacharelado em Arquivologia, professor Henrique França, manter o conceito de “muito bom” por mais um ano seguido é um motivo de comemoração, porém o docente destaca que o desejo e a meta do corpo docente é buscar a avaliação máxima de cinco estrelas.

“Eu atribuo esse bom nível a uma equipe que vem discutindo as diretrizes para o curso, se preparando para avaliações do Ministério da Educação, e que desenvolve um trabalho coeso que nos possibilitará a melhoria desses índices. Temos um quadro de professores de natureza interdisciplinar, da área de Direito, Administração, Psicologia, Comunicação, que tem pensado a Arquivologia com seriedade, e tem qualificação para contribuir, inclusive, com a abertura de um curso de pós-graduação. Temos o maior quantitativo de matrículas do Campus V. Então estamos cientes de que é preciso ir além e conquistar melhorias cotidianamente”, avaliou Henrique França.

Para o coordenador do curso de Ciências Biológicas do Campus V, professor Cleber Salimon, a melhoria no conceito do curso, que passou de “bom” para “muito bom” é “fruto do esforço de todas as gestões de coordenações juntamente com a melhoria na quantidade e qualidade da produção acadêmica e também das reformas do Projeto Pedagógico de Curso, realizadas em 2016, com efetiva participação dos professores, em especial os docentes que compõem o Núcleo Docente Estruturante”.

A coordenadora do Bacharelado em Relações Internacionais, Professora Raquel Melo destaca a importância do Guia do Estudante para dar visibilidade ao curso, comemora o conceito atribuído de “bom”, mas, reconhece que há um caminho a percorrer relacionado à revisão constante do PPC, ampliação do papel do Núcleo Docente Estruturante buscando ampliar as ações de ensino, pesquisa e extensão e refletindo a formação técnica e humanística dos discentes.

Publicado pela Editora Abril desde 1984, o Guia do Estudante (GE) é um dos principais veículos de divulgação de Instituições de Ensino Superior do Brasil e de avaliação de cursos superiores de Bacharelado e Licenciatura. A avaliação vem qualificando, ao longo desse tempo, cursos superiores em todo o País. Durante a pesquisa, são levados em consideração quesitos específicos de cada curso, como titulação do corpo docente, produção científica, internacionalização, projeto didático-pedagógico e instalações físicas. Para conferir o resultado geral do guia acesse o site https://guiadoestudante.abril.com.br/.

Texto: Juliana Marques