Curso de Ciências Biológicas recebe cadáver para utilização em aulas laboratoriais e pesquisas

20 de novembro de 2017

Com o objetivo de facilitar o estudo do corpo humano em componentes curriculares e pesquisas na área de anatomia, o Bacharelado em Ciências Biológicas do Campus V da Universidade Estadual da Paraíba, recebeu, no fim de outubro, a doação de um cadáver do Núcleo de Medicina e Odontologia Legal de João Pessoa (Numol).

De acordo com o professor Marcos Costa, responsável pelo laboratório de Anatomia do Campus V, o cadáver, que já passou por um processo de fixação, deverá ficar três meses imerso em um tanque com formol para, posteriormente, ser dissecado pela equipe de técnicos de laboratório do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas e disponibilizado para os estudantes. O docente enfatiza a importância da utilização do cadáver nos estudos considerando que os alunos podem entender a disposição dos órgãos no corpo humano e como eles se relacionam entre si, o que é mais difícil fora do corpo humano, sem cadáveres para dissecação.

Nesse sentido, a técnica de laboratório Marinalva Pereira, irá participar, de 22 a 26 de janeiro, na Universidade Federal de Minas Gerais, de um curso de técnicas anatômicas a ser ministrado pela Sociedade Brasileira de Anatomia. Na formação serão abordadas questões relacionadas à Biossegurança no laboratório de anatomia, modelagem anatômica, dissecação, formolização em cadáver, plastinação, taxidermia, entre outras. Após a realização do curso, a referida servidora atuará como multiplicadora do conhecimento adquirido para os demais técnicos de laboratório.

A perspectiva é que os estudantes do período letivo 2017.2 já possam utilizar o corpo em componentes curriculares como: “Neuroanatomia”, “Anatomia Humana”, “Anatomia Topográfica I” e “Anatomia Topográfica II” e “Anatomia Animal Comparada”, e em atividades de pesquisa e extensão.

Texto e fotos: Juliana Marques