Coordenadora do curso de Arquivologia é eleita representante dos cursos de Arquivologia no CONARQ

14 de novembro de 2017

Depois de quatro dias de discussão junto aos representantes de instituições mantenedoras de cursos de Arquivologia do país na 5º edição da Reunião Brasileira de Ensino e Pesquisa em Arquivologia (Reparq), realizada de 7 a 10 de novembro em Belo Horizonte, Minas Gerais, a coordenadora da graduação em Arquivologia do Campus V da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), a professora Esmeralda Porfírio de Sales, foi eleita representante dos cursos universitários de Arquivologia junto ao Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ).

A eleição foi realizada no dia 10 de novembro, tendo sido eleito o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UNIRIO), Eliezer Pires, como titular e a professora Esmeralda Porfírio de Sales como suplente. Segundo a docente, é a primeira vez que o Nordeste elege um representante no CONARQ, o que demonstra o reconhecimento do papel dos cursos de Arquivologia no Nordeste, a exemplo do bacharelado da UEPB, um dos pioneiros, para implementar discussões na área. A posse dos novos membros ocorrerá em fevereiro de 2018.

O CONARQ é um órgão colegiado que é vinculado ao Arquivo Nacional da Casa Civil da Presidência da República, que tem por finalidade definir a política nacional de arquivos públicos e privados, bem como exercer orientação normativa visando à gestão documental e à proteção especial aos documentos de arquivo.