Coordenação do Núcleo de Línguas do Câmpus V esclarece sobre matrículas do período letivo 2020.1

7 de fevereiro de 2020

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Coordenação do Núcleo de Línguas (NucLi) do Câmpus V da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) vem a público esclarecer sobre os procedimentos para matrículas dos cursos de idiomas ofertados gratuitamente pelo setor. Criado em 2006 para suprir, inicialmente, a demanda do Bacharelado em Relações Internacionais da UEPB, complementando a formação dos estudantes com a oferta de cursos de idiomas, o NucLi teve ampliadas as suas atribuições a cada ano, passando a contemplar estudantes dos demais cursos de graduação e pós-graduação, além de servidores do Câmpus V da UEPB, que são o público prioritário da iniciativa.

Mas, corroborando com a missão da UEPB de contribuir com o desenvolvimento educacional e sociocultural da sociedade paraibana e diante da disponibilidade de vagas não preenchidas pelo público interno, o Núcleo de Línguas passou a oferecer, para a sociedade em geral, a possibilidade de ingressar em um dos cursos de idiomas. Assim, passou a disponibilizar vagas para cursos de Inglês, Francês e Espanhol, nos níveis iniciante, intermediário e avançado, com carga de 60 horas/aula semestrais, funcionando nos períodos da manhã, tarde e noite, de segunda a sexta-feira.

Dessa forma, diante da ampla divulgação, do alto nível dos docentes e da qualidade dos cursos, somados à infraestrutura recentemente renovada, a demanda de pessoas para se inscrever nos cursos de idiomas do Núcleo de Línguas passou a superar o número de vagas ofertadas. Apenas no semestre 2020.1 foram quase 400 inscritos, a grande maioria interessada em cursar as turmas iniciantes.

Mesmo diante das restrições financeiras impostas à UEPB e limitações administrativas vivenciadas pelo Núcleo, o setor busca atender a todos com zelo e dedicação, divulgando o número de vagas disponíveis pelas redes sociais do Núcleo e pela página do Câmpus V, realizando a inscrição do público da UEPB via internet, por meio de formulário eletrônico, com o objetivo de facilitar a matrícula de estudantes da Instituição que moram em outros municípios, e realizando o atendimento para o público externo com a entrega de fichas no horário previamente divulgado, das 8h às 12h, a cada dia de matrículas (dias 5 e 6 de fevereiro).

Tanto a entrega de fichas como o atendimento para a formação das turmas do período 2020.1 foram realizados nos horários previstos pela Portaria UEPB/GR/0002/2020, que estabelece o funcionamento da UEPB durante o período de recesso acadêmico das 7 às 13h. Nos dois dias de matrículas de alunos novatos do período letivo 2020.1 (5 e 6 de fevereiro), o Núcleo de Línguas funcionou além desses horários, com servidores atuando em regime de plantão até as 17h, buscando atender a todos.

Aos que porventura tenham se sentido prejudicados, a Coordenação do Núcleo de Línguas reitera seu compromisso com a qualidade do serviço ofertado na Instituição e enfatiza que está buscando identificar as possíveis falhas ocorridas neste processo para corrigi-las. A Coordenação do NucLi se coloca a disposição para quaisquer esclarecimentos. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 3223-1128 (Ramal 7) ou pelo e-mail cl.uepb@gmail.com.

José Wilker de Lima Silva
Coordenador do NucLi – Câmpus V