Consuni aprova a criação do Instituto de Biologia do Solo vinculado ao CCBSA e mudança de nome do Câmpus V

16 de agosto de 2020

Em reunião realizada por videoconferência através do Google Meet na quarta-feira (12) o Conselho Superior Universitário (Consuni) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) aprovou a criação do Instituto de Biologia do Solo (IBS), vinculado ao Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA) e a mudança de nome do câmpus V, que passa a ser denominado José Lins do Rêgo.

O processo de criação do IBS, proposto pela coordenação do curso de Ciências Biológicas do câmpus V, tramita desde 2018 com o objetivo de proporcionar benefícios para a UEPB, em especial para o CCBSA, no que compete à internacionalização, incremento da pesquisa, novas oportunidade de prestação de serviços e captação de recursos.

Em seu parecer o relator, professor Edivan Silva Júnior, destaca a relevância do órgão para a UEPB, comunidade acadêmica do CCBSA e sociedade paraibana de uma forma geral e, ao acompanhar as análises da Procuradoria Geral e Pro-reitoria de planejamento da UEPB, posicionou-se favorável à criação do Instituto.

De acordo com a diretora do CCBSA, professora Jacqueline Echeverría Barrancos, a criação do IBS é uma grande conquista para o Câmpus V e reflete o esforço e dedicação da equipe de docentes do curso de Ciências Biológicas que, a partir da articulação com pesquisadores parceiros de outras universidades, construiu a proposta e fez as adequações necessárias para que se chegasse ao resultado final.

“Após 14 anos de fundação do Câmpus V que serão completados no dia 28 de agosto, posso dizer que certamente estamos vivendo mudanças significativas e a aprovação da criação da IBS representa um valioso investimento na educação universitária. A criação desse Instituto irá implementar a pesquisa, tecnologia, aquisição de equipamentos, bolsas de estudos, infraestrutura, enfim, trará muitos ganhos não apenas para os docentes, mas para os estudantes, técnicos e toda a comunidade do Câmpus V e da UEPB”, destaca a professora Jacqueline.

O professor do curso de Ciências Biológicas do Câmpus V, Douglas Zepellini Filho evidencia que a criação do instituto permitirá “atrair investimentos na estrutura de pesquisa da Universidade e promover o desenvolvimento científico e a internacionalização da pesquisa e pós-graduação na UEPB, em especial no campus V de João Pessoa. O Instituto deve promover e facilitar o trânsito de pesquisadores, professores e alunos de várias instituições do Brasil e do exterior, estimulando a colaboração científica e pesquisa interinstitucional”, avalia.

Mudança do nome do Câmpus V

O processo de mudança do nome do Câmpus V, que anteriormente era denominado Alcides Carneiro e passou a ser denominado de José Lins do Rêgo tinha o objetivo de realizar o resgate histórico e atender à simbologia do atual prédio onde está instalado o CCBSA para o município de João Pessoa, em especial para o bairro do Cristo.

As atuais instalações do Câmpus V da UEPB eram utilizadas pela Escola Estadual de Ensino Médio Escritor José Lins do Rêgo, tornando-se ponto de referência e representação de espaço educacional para os moradores do município de João Pessoa em geral, particularmente da comunidade do bairro do Cristo. Desde 2011 o prédio é compartilhado com o Câmpus V da UEPB, o que possibilitou aos estudantes do ensino médio e comunidade localizada no entorno serem atendidos pelas diversas ações e projetos da Universidade, trazendo incrementos em todos os setores produtivos da região e proporcionando novas perspectivas de formação continuada de nível superior sobretudo para o público das escolas dos bairros próximos.

Em 2020, a partir de uma reconfiguração promovida pelo Governo do Estado da Paraíba, a Escola passou a funcionar no prédio vizinho às instalações do Câmpus V da UEPB, fundindo-se com a Escola Orlando Cavalcanti Gomes, o que possibilita melhores condições estruturais, perspectivas de crescimento e oferta de novos cursos pelo Câmpus V da Universidade Estadual da Paraíba, que após quase 14 anos de fundação conquista instalações próprias.

Diante disso, conforme destacou a professora Jacqueline Barrancos como forma de homenagear a personalidade de José Lins do Rêgo e continuar com o legado histórico do nome do prédio, que guarda a identidade do bairro do Cristo, foi pensada na mudança de nome do Câmpus V. “Essa iniciativa que contou com a intervenção da técnica-administrativa Juliana Marques, que além que compor o quadro de servidores do CCBSA cresceu no bairro do Cristo e conhece de perto a relação da comunidade local com o nome de José Lins do Rêgo, marca uma grande conquista para o Câmpus V (a sede própria) e traz uma simbologia para o município de João Pessoa, continuamos enaltecendo a memória desse ilustre paraibano”, analisa.

Em seu parecer o relator, professor Auríbio Conceição, trouxe um resgate histórico da trajetória do escritor José Lins do Rêgo. “Devo dizer que, de certo modo, na última década há um movimento de críticos que têm revisitado sua obra e o têm colocado em um lugar bastante consistente como escritor e ensaísta. (…) Foi oposicionista ao movimento modernista paulistano que pensava o Brasil a partir de São Paulo, endossando o movimento regionalista de Recife. Construiu uma obra desafiando críticos de sua época que acreditavam ter maneiras certas de escrever ficção. Alguns críticos que o revisitam veem nele um escritor que sente a sua terra e se sente no compromisso de exprimi-la através da literatura e isso vai além da ideia de regionalismo. Por essas razões estou convencido de que atribuir ao campus V o nome Escritor José Lins do Rêgo é proporcionar à comunidade acadêmica e ao estado revisões constantes sobre a cultura local e manter vivas as reflexões sobre o lugar das pessoas no processo de democratização no sentido mais amplo”, avalia o relator.

Após a aprovação da mudança das matérias e conquistas referendadas pelo Consuni, o Câmpus V prepara uma programação de aniversário que deverá ser divulgada em breve. Embora as medidas de isolamento social não permitam a realização do evento com moldes das edições anteriores, segundo a direção de centro serão realizadas algumas atividades com transmissão online, que permitirão o registro da data celebrativa.