Conselho de Centro aprova por unanimidade a mudança do nome de Câmpus para José Lins do Rêgo

3 de julho de 2020

Em reunião realizada por videoconferência na manhã desta quinta-feira (2), o Conselho de Centro (COC) do Câmpus V da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) aprovou, por unanimidade, a mudança do nome do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA), que deve passar a ser chamado de “José Lins do Rêgo”. Participaram da reunião os coordenadores e coordenadores adjuntos dos cursos do Câmpus V, os diretores Jacqueline Echeverría Barrancos e Ênio Wocyli Dantas e representantes dos técnicos-administrativos.

O processo que teve a relatoria da técnica-administrativa do CCBSA, Juliana Marques, considerou a relevante contribuição da obra do escritor José Lins do Rêgo para o Estado da Paraíba e para o país e a ligação estabelecida entre o bairro do Cristo, onde está instalado o Câmpus V da UEPB, e o nome de José Lins do Rêgo. “Sem demérito para o atual patrono do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA), Ministro Alcides Carneiro, de quem reconhecemos a relevância para o Estado da Paraíba, mas, por entendermos que o nome de José Lins do Rêgo é uma referência para a região e carrega uma simbologia importante para narrar uma conquista do Câmpus V da Universidade Estadual da Paraíba que é o espaço próprio, somos favoráveis à mudança no nome do CCBSA”, destaca a relatora.

Após a aprovação da propositura nessa instância, o processo deverá ser encaminhado ao Conselho Superior Universitário (Consuni) para deliberação da comunidade universitária e, a partir de então, a homenagem proposta ser regulamentada.

Durante a reunião do COC, os conselheiros discutiram ainda formas de facilitar a implementação da resolução UEPB/CONSEPE/0229/2020, que estabelece normas para a realização de componentes curriculares não-presenciais durante a pandemia. Na oportunidade, além dos técnicos em informática Viviane Oliveira e Filipy Galiza, os docentes Enelise Amado e José Wilker da Silva, colocaram-se a disposição dos docentes que tiverem dificuldades na utilização das ferramentas tecnológicas para ministrarem aulas. Os servidores prestarão assistência e consultoria aos colegas ajudando-os a superar as limitações que surgirem.

Também foi deliberada a criação na página do câmpus V de uma espaço destinado à divulgação de defesas de Trabalhos de Conclusão de Curso, eventos, lives e demais atividades não-presenciais.

Desde o início do período de isolamento social as atividades administrativas do CCBSA tem sido realizada sobretudo por meio do trabalho home office de servidores. Nesse período o Conselho de Centro também tem se reunido com o objetivo de discutir as condições do Câmpus V diante de uma situação tão adversa e implementar medidas que permitam atender aos anseios da comunidade acadêmica e população paraibana com ética e segurança.