Congresso Nacional de Arquivologia ocorrerá de 8 a 11 de outubro em João Pessoa com o apoio da UEPB

19 de março de 2018

“Ética, responsabilidade social e políticas de acessibilidade para a arquivologia”, é o tema da 8ª edição do Congresso Nacional de Arquivologia (CNA), que será realizado de 8 a 11 de outubro, no Centro de Convenções de João Pessoa, sob a organização da Associação dos Arquivistas da Paraíba (AAPB) com o apoio da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O lançamento oficial do evento foi realizado na última quinta-feira (15), à noite, no auditório 211 da UFPB.

Durante o evento de lançamento do 8º CNA, foi apresentada a nova diretoria da AAPB biênio 2018-2020, que conta com egressos, docentes e profissionais do curso de Arquivologia da UEPB na composição. Além disso, foram apresentados aos presentes os portais da AAPB e do CNA, assim como o formulário de inscrição no Congresso.

A presidente da AAPB, Régia Sueli Felix, destacou o esforço da comissão organizadora para a organização do CNA e convocou os estudantes, professores e pesquisadores de Arquivologia e áreas afins para participar do Congresso apresentando trabalhos ou prestigiando as atividades como ouvintes. A coordenadora do curso de Arquivologia e vice-presidente da AAPB, professora Esmeralda Porfírio de Sales, enfatizou a importância da parceria entre UEPB e UFPB para a promoção de grandes eventos na área de Arquivologia, a exemplo do que ocorreu durante a 4ª Reunião Brasileira de Ensino e Pesquisa em Arquivologia (Reparq). Já o coordenador do curso de Arquivologia da UFPB, professor Luiz Eduardo da Silva, evidenciou a importância do CNA para fortalecer a Arquivologia paraibana e projetá-la no cenário brasileiro e internacional.

O coordenador da comissão científica do CNA, professor Josemar Henrique de Melo, apresentou os eixos temáticos dos trabalhos a serem apresentados durante o CNA: Epistemologia Arquivística e Intedisciplinaridade; Gestão Arquivística/Gestão de Documentos Arquivísticos; Representação Arquivística, Acesso e Acessibilidade; Documentos e Repositórios Digitais; Políticas Arquivísticas e Diversidade; Ética e Responsabilidade Social; Patrimônio e Memória e Associativismo e Visibilidade Profissional.

As inscrições para apresentação de trabalhos e ouvintes serão realizadas a partir do dia 1º de abril, através de formulário online. Os trabalhos podem ser apresentados nos formatos: acadêmico-científico e relatos de experiência (que requer apresentações orais) e graduando (com apresentação em pôster). De acordo com a comissão organizadora estão sendo acertados os últimos detalhes para a divulgação da programação do evento.

Além da AAPB, que organiza o evento, com o apoio da UEPB e UFPB, o 8º CNA conta com a parceria da UFC Arquivos Deslizantes, Pedro Pereira Neto Advocacia Preventiva e Viva Mais Planos Odontológicos e de Saúde. Segundo Régia Felix ainda estão sendo ajustadas outras parcerias e patrocínios para o evento.

O lançamento do CNA e posse da nova diretoria da AAPB fez parte da programação da 4ª Semana Acadêmica de Arquivologia, realizada de 13 a 16 de março, pelo Centro Acadêmico de Arquivologia da UEPB, com oficinas, palestras, mesas de discussão, atividades acadêmicas e culturais.

Texto e fotos: Juliana Marques