Congresso Nacional de Arquivologia debaterá ética, responsabilidade social e políticas de acessibilidade

25 de setembro de 2018

Em outubro, a Paraíba será a capital da Arquivologia brasileira, com a presença de estudantes, professores, arquivistas e demais profissionais vinculados à área, que participarão do Congresso Nacional de Arquivologia (CNA), no Centro de Convenções de João Pessoa. O evento acontece de 8 a 11 de outubro, em uma promoção da Associação dos Arquivistas da Paraíba (AAPB), com o apoio da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Fórum Nacional das Associações de Arquivologia do Brasil (FNArq).

Com o tema “Ética, Responsabilidade Social e Políticas de Acessibilidade para Arquivologia”, o CNA 2018 tem o objetivo de discutir a metodologia e os resultados obtidos pelas pesquisas acadêmicas na área e a aplicação de melhores práticas na articulação entre Universidade e os demais setores da sociedade. As atividades serão norteadas pelos eixos temáticos “Associativismo e visibilidade profissional”, “Patrimônio e memória arquivística”, “Ética e responsabilidade social”, “Políticas arquivísticas e diversidade”, “Documentos e repositórios digitais”, “Representação arquivística, acesso e acessibilidade”, “Gestão arquivística” e “Epistemologia arquivística e interdisciplinaridade”.

A palestra de abertura ocorrerá no dia 8 de outubro, às 19h30, com o tema “Ética, Responsabilidade Social e Políticas de Acessibilidade para Arquivologia”, tendo como ministrante a professora Bernardina Freire. Doutora em Letras e docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Mestrado Profissional em Gestão em Organizações Aprendentes da UFPB, a palestrante também é presidente da Academia Feminina de Letras e Artes da Paraíba e Vice-Reitora da Universidade Federal da Paraíba.

Também estão confirmadas para ministrar atividades durante o CNA a arquivista da Câmara dos Deputados e mestre em Ciência da Informação, Daniela Francescutti Hott, que ficará responsável pelo tema “Políticas de Acessibilidades para Arquivos”; a doutora em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade de Salamanca, Dunia Llanes Padrón, que abordará o tema “Políticas de acesso para Arquivos”; a doutora e mestre em Ciência da Informação, Isa Freire, que abordará o tema “Ética”; e a diretora técnica do Departamento de Gestão do Sistema de Arquivos do Arquivo Público do Estado de São Paulo, Ieda Pimenta Bernardes, que será responsável pelo tema “Políticas Arquivísticas”.

No primeiro dia de evento, das 8h às 15h, na Universidade Federal da Paraíba, serão realizadas as oficinas “Representação, Acesso e Uso de Documentos Arquivísticos em Contextos Digitais”, “Classificação de Documentos”, “Práticas acessíveis em centros de informação com foco nos arquivos”, “Consultoria Arquivística”, “Digitalização Arquivística de Documentos”, “Como descrever documentos de arquivo a partir da Diplomática Contemporânea”, “A Folksonomia na Representação de Imagens”, “A prática da Indexação na Arquivologia”, “Noções básicas de Preservação e Conservação de Documentos” e “Introdução à Preservação Digital”. As atividades contam com vagas limitadas.

Integram ainda a programação do evento, os eventos paralelos “4ª Reunião dos Arquivistas das Instituições Federais de Ensino Superior”, “Reunião do Fórum Nacional de Ensino e Pesquisa em Arquivologia”, “Simpósio Memórias da Ditadura”, “2º Seminário de Arquivos e Cultura”, “6º Encontro de Documentação Audiovisual, Iconográfica, Sonora e Musical”, “Encontro de Arquivos do Sistema Jurídico (Judiciário, MP, AGU, Defensorias e Advocacia)”, “Fórum Nacional de Estudantes de Arquivologia”, “1º Simpósio sobre Paradigmas da Gestão Documental”, “1º Encontro Diversidade Em Arquivos”, “Encontro de Arquivos Públicos Estaduais e Municipais” e “Arquivos privados”.

Com exceção das oficinas que ocorrem no primeiro dia de evento e do jantar de confraternização, na noite do último dia todas as atividades que integram a programação do CNA ocorrem no Centro de Convenções de João Pessoa. Haverá ônibus passando por pontos estratégicos da cidade para levar os congressistas ao evento, cujas rotas serão divulgadas nas semanas que antecedem o evento.

Sobre o CNA

Considerado o maior evento da área de Arquivologia em âmbito nacional, o CNA reúne, a cada dois anos, estudantes, professores, pesquisadores e profissionais da área para discutir as perspectivas da Arquivologia no Brasil e em outros países. Durante o evento são realizadas palestras, oficinas, mesas de discussão, minicursos, plenárias, sessões temáticas, comunicações orais, apresentações de pôsteres, eventos paralelos, oficinas, que permitem o compartilhamento de conhecimentos decorrentes da pesquisa acadêmica e de práticas que visam registrar o estado da arte da Arquivologia no Brasil.

De acordo com a presidente da AAPB, Régia Sueli Félix, todo o evento está sendo organizado há mais de um ano buscando oferecer aos participantes conforto e discussões atualizadas relacionadas à gestão documental e informacional, à atuação do profissional arquivista, dentre outros temas de relevância na área. “Esse é um dos maiores desafios: desenvolver um evento dessa magnitude e de suma importância para a Paraíba, que tem como um dos seus objetivos principais o fortalecimento da Arquivologia paraibana, o reconhecimento do profissional arquivista e porque não falar da vontade e anseio que temos em mostrar para o Brasil, através das nossas discussões, o avanço da teoria arquivística e de suas tecnologias. Assim, estamos na expectativa por realizar um grande evento que consolide a Arquivologia nacional e possibilite troca de experiências e fortalecimento desse campo do saber”, ressaltou Régia.

O CNA 2018 conta com o patrocínio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), PP Advocacia Preventiva & Contenciosa, Arquipix Indústria e Comércio de Móveis Corporativos, Copiadora Carvalho, Scan System – Gerenciamento da Informação, Grupo Elizabeth, CEO Cravo Coaching, Triagem Consultoria, WM Tamane Consultoria e Hostdime Brasil.

Texto: Juliana Marques