Comunidade acadêmica dos cursos de Relações Internacionais da UEPB realizam homenagem ao professor Henrique Altemani

21 de setembro de 2017

Com o auditório lotado de estudantes, docentes e pesquisadores da graduação e pós-graduação em Relações Internacionais da Universidade Estadual da Paraíba, e a presença dos convidados Eiiti Sato, da Universidade de Brasília, e Rafael Villa, da Universidade de São Paulo, foi realizado, na manhã desta quinta-feira (21), no auditório do Campus V o evento “Construção das Relações Internacionais no Brasil: contribuição do professor Henrique Altemani”.

A iniciativa foi promovida como uma homenagem ao professor Henrique Altemani, como reconhecimento pela atuação na consolidação Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais da UEPB. “Nesse momento parabenizamos o professor Altemani pela trajetória inspiradora, agradecemos pela contribuição ao nosso mestrado em Relações Internacionais e lembramos que a UEPB estará sempre de portas abertas para recebê-lo”, destacou a diretora do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas, professora Jacqueline Echeverría Barrancos.

O professor Eiiti Sato, que esteve no evento representando o Instituto de Relações Internacionais da UnB, para entregar uma menção honrosa da instituição pela colaboração do professor Altemani na construção da área de Relações Internacionais. O professor Rafael Villa corroborou com esse pensamento, enfatizando o papel de lideranças que na década de 70 e 80 “desbravaram” o campo das Relações Internacionais. “Na década de 70 e 80 todas as atenções da área de pesquisa estavam voltadas a pensar a política interna, em torno da transição democrática, e os órgãos de fomento dedicavam especial atenção a esse tipo de fenômeno. Havia esse ambiente que tornava difícil a atuação desses intelectuais. Mas, graças ao esforço de pessoas como o professor Altemani, que abriu espaço para essa evolução intelectual e acadêmica da área de Relações Internacionais, podemos ver essa consolidação desse campo”, relembrou Villa.

Também participaram da homenagem ao professor Henrique Altemani, o coordenador do PPGRI, Alexandre César Cunha Leite, a professora do PPGRI, Marcionila Fernandes, o coordenador da graduação em Relações Internacionais, professor Filipe Reis, o egresso do PPGRI Matheus Lacerda e demais estudantes, professores e servidores que conviveram com o homenageado. Na ocasião, o professor Carlos Enrique Ruiz leu uma poesia em memória do docente Julio César Cabrera Medina, falecido em 7 de setembro de 2017.