Comunidade acadêmica do curso de Arquivologia acompanhará audiência pública na Câmara de criação do arquivo público municipal da cidade de João Pessoa

10 de junho de 2019

Como forma de regulamentar os arquivos públicos e valorizar esse órgão considerado na atualidade elemento primordial na gestão pública, a Câmara Municipal de João Pessoa promove nesta terça-feira, 11 de junho, às 14h, no plenário Senador Humberto Lucena da Câmara Municipal de João Pessoa, a audiência para debater a criação do arquivo público municipal da cidade de João Pessoa. A iniciativa, de autoria da vereadora Sandra Marrocos, deve ser acompanhada por docentes, discentes e arquivistas da UEPB, que tem fomentado discussões e realizados proposituras relacionadas à institucionalização destes órgãos.

O professor Josemar Henrique de Melo, que integrou por dois anos o Conselho Municipal de Transparência Pública e Combate à Corrupção destaca a importância desse tipo de iniciativa para permitir que os arquivos das instituições tenham o trabalho reconhecido, possam recolher documentação de todos os órgãos vinculados à gestão e estabelecer políticas de gestão documental.

Para a vereadora a importância do arquivo deve ser reconhecida não apenas do ponto de vista da gestão da informação como no aspecto de preservação de um patrimônio histórico de um povo, sobretudo no caso da documentação da cidade de João Pessoa. “A memória de uma cidade depende, em grande parte, das condições com que seus registros documentais, fotográficos e históricos são mantidos, organizados e guardados. João Pessoa é uma cidade com mais de 400 anos, uma das mais antigas do Brasil, e com um acervo histórico invejável e rico em detalhes. Toda essa história precisa ser mantida para a posteridade,”, justifica Sandra Marrocos.

Texto: Juliana Marques