CCBSA

CCBSA

Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas

Comunidade acadêmica do CCBSA participa de assembleia para discutir demandas orçamentárias do Campus V

5 de junho de 2018

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Os estudantes, docentes, técnicos-administrativos, coordenadores de curso, diretores do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA) e representantes da comunidade acadêmica no Conselho de Orçamento Participativo (COP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) participaram, na manhã desta segunda-feira, 5 de junho, de uma assembleia geral destinada a discutir as demandas orçamentárias e prioridades do Campus V.

Na oportunidade, foram apresentadas a definição, a composição e as atribuições do Conselho do Orçamento Participativo da UEPB. Também foram demonstradas as funcionalidades da nova planilha que servirá para o acompanhamento das solicitações de bens e serviços. Foram apresentadas pelos estudantes, técnicos e administrativos presentes, as demandas orçamentárias a serem encaminhadas à Pro-reitoria de planejamento da UEPB. Os representantes do Campus V no COP irão reunir essas demandas e realizar o preenchimento da planilha com o auxílio da secretaria de centro. Para tanto foi divulgado o prazo até o dia 11 de junho para o envio de demandas que podem ser encaminhadas para o email: campusv@uepb.edu.br.

Sobre o formulário de acompanhamento de demandas

A iniciativa da pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento (PROPLAN), juntamente com as pró-reitorias de Gestão Financeira (PROFIN) e de Gestão Administrativa (PROAD), executada com o apoio dos membros do COP e direções de centro, é uma forma de aperfeiçoar as metodologias de execução de despesas e ter maior precisão sobre as principais necessidades da UEPB. As planilhas com as demandas de cada centro devem ser encaminhadas à PROPLAN até o dia 15 de junho, para posterior apreciação por parte do COP, que ficará encarregado de acompanhar a execução dessas demandas.

Com o diagnóstico em mãos, a UEPB poderá desenvolver um planejamento mais adequado às reais necessidades da Instituição, bem como justificar, com ainda mais embasamento, o valor real de orçamento que é necessário para a manutenção de suas ações.

Conforme o professor Luciano Albino, pró-reitor de Planejamento e Orçamento da UEPB, “em momentos de restrições e dificuldades financeiras e orçamentárias, a capacidade de racionalização objetiva, em termos de planejamento institucional, torna-se ainda mais urgente. Em tal conjuntura adversa, desenvolver metodologias para a devida execução de despesas e controle público de gastos assume prioridade, inclusive como instrumento que auxilie no processo contínuo de valorização das ações educacionais realizadas pela UEPB”.

Outras informações sobre o diagnóstico institucional de bens e serviços da UEPB podem ser obtidas através do telefone (83) 3315-3369.