Comunidade acadêmica do Campus V participa de Orçamento Democrático Estadual para solicitar a reforma de prédio

24 de abril de 2017

Com o objetivo de incluir entre as demandas do Governo do Estado da Paraíba a reforma do prédio doado pelo Patrimônio da união, para a instalação do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e chamar a atenção da sociedade e do Governo para as dificuldades vivenciadas pela UEPB na atualidade, a comunidade acadêmica do Campus V da UEPB esteve presente na plenária do Orçamento Democrático Estadual, realizada na noite do dia 20 de abril no Espaço Cultural José Lins do Rêgo.

Além disso, os estudantes, docentes, técnicos-administrativos e diretores do CCBSA, presentes no evento também votaram pela instalação de um posto policial na frente do prédio onde atualmente está instalado o Campus V da UEPB, na Rua Horário Trajano de Oliveira, Cristo.

Durante a sessão, que contou com a participação de 4.500 pessoas, a Educação foi eleita com a prioridade principal para investimentos no próximo ano, seguida da segurança pública e a saúde como a terceira prioridade mais votada.

Na oportunidade, o Governador do Estado, Ricardo Coutinho, após ouvir a demanda do Campus V da UEPB, apresentada pela diretora do CCBSA, professora Jacqueline Echeverría Barrancos, relacionada à reforma e revitalização do antigo hotel Tropicana para a instalação do Campus V, contrapropôs a cessão definitiva para a UEPB do atual prédio onde o Campus V funciona, compartilhando o espaço com a Escola José Lins do Rêgo.
De acordo com a professora Jacqueline, estão sendo realizadas reuniões do Conselho de Centro e assembleias com a comunidade acadêmica para discutir as propostas relacionadas à instalação do CCBSA, para que todo o processo ocorra de forma transparente e atendendo os anseios dos três segmentos.

Sobre o prédio cedido para o CCBSA

O Campus V da UEPB recebeu, em março de 2017, a cessão, por parte do Patrimônio da União da Paraíba, do prédio do antigo Hotel Tropicana. O espaço doado ao Campus V compreende 5.119,90 m2 de área construída, está situado na Rua Professora Alice Azevedo, 461, no Centro de João Pessoa, próximo a Praça dos Três Poderes.
Após a doação foi formada uma comissão com representantes das três categorias do CCBSA que está discutindo as demandas de cada curso, e as possibilidades de reforma e adequação.