Comissão científica divulga normas de submissão de trabalhos para o Congresso Nacional de Arquivologia

14 de abril de 2018

A Comissão Organizadora e Comissão Científica do 8º Congresso Nacional de Arquivologia (CNA), que ocorrerá de 8 a 11 de outubro no Centro de Convenções de João Pessoa, divulgou nessa sexta-feira (13) os editais com as normas para submissão de trabalhos no evento e as diretrizes para a coordenação de eventos paralelos. O CNA é promovido pela Associação dos Arquivistas da Paraíba (AAPB) com o apoio da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Fórum Nacional das Associações de Arquivologia do Brasil (FNArq).

Com o tema o “Ética, Responsabilidade Social e Políticas de Acessibilidade para Arquivologia”, o CNA 2018 tem o objetivo de discutir a metodologia e os resultados obtidos pela pesquisa acadêmica e aplicação de melhores práticas na articulação entre Universidade e os demais setores da sociedade.

Os estudantes e profissionais interessados podem submeter trabalhos nas categorias “Trabalhos acadêmico-científicos”, “Relatos de Experiência Arquivística” e “Banners”, vinculados aos eixos temáticos: Epistemologia Arquivística e Intedisciplinaridade; Gestão Arquivística/Gestão de Documentos Arquivísticos; Representação Arquivística, Acesso e Acessibilidade; Documentos e Repositórios Digitais; Políticas Arquivísticas e Diversidade; Ética e Responsabilidade Social; Patrimônio e Memória e Associativismo e Visibilidade Profissional.

O prazo para submissão de trabalhos vai de 1º de maio a 1º de junho, com o envio do texto completo para apresentação oral e resumo expandido para banners. No dia 1º de setembro deverá ocorrer a divulgação dos trabalhos aprovados e as apresentações ocorrem de 9 a 11 de outubro.

O VIII Congresso Nacional de Arquivologia conferirá distinções a dois trabalhos (submetidos e aprovados) para cada uma das modalidades, como forma de reconhecimento à relevância e contribuição à Arquivologia. A premiação ocorrerá no dia 11 de outubro.

Eventos paralelos

Durante a realização do CNA, como forma de aproveitar a infraestrutura e os recursos alocados para o evento, e a reunião de estudantes e profissionais da área em um único local, são realizados vários encontros, seminários e reuniões paralelamente ao evento principal.

Assim, com o objetivo de democratizar o espaço do 8º CNA e dando prosseguimento a uma conduta que tem se tornado tradição neste evento, a comissão organizadora divulgou as diretrizes para a coordenação de eventos paralelos.

Cada coordenador de evento paralelo deverá encaminhar por e-mail à Comissão Organizadora, até o dia 30 de abril, um descritivo do evento, apresentando um breve cenário sobre o tema/segmento na atualidade e responder às perguntas do formulário de inscrição do evento paralelo ([wpfilebase tag=fileurl id=316 linktext=’conforme previsto no edital’ /]). Cabe ao coordenador articular, mobilizar, informar as formas de inscrição e participação ao seu público-alvo, bem como, promover ações para o desenvolvimento das atividades previstas.

Sobre o CNA

Considerado o maior evento da área de Arquivologia em âmbito nacional o  CNA reúne, a cada dois anos, estudantes, professores, pesquisadores e profissionais da área para discutir as perspectivas da Arquivologia no Brasil e em outros países

Durante o evento são realizadas palestras, oficinas, mesas de discussão, minicursos, plenárias, sessões temáticas, comunicações orais, apresentações de pôsteres, que permitem o compartilhamento de conhecimentos decorrentes de pesquisa acadêmica e melhores práticas visando registrar o estado da arte da Arquivologia no Brasil.

A palestra de abertura do 8º CNA ocorrerá no dia 8 de outubro às 19h30, com o tema “Ética, Responsabilidade Social e Políticas de Acessibilidade para Arquivologia”, será ministrada pela professora Bernardina Freire. Doutora em Letras e docente do Programa de pós-graduação em Ciência da Informação e do Mestrado Profissional em Gestão em Organizações Aprendentes da UFPB, a palestrante também é presidente da Academia Feminina de Letras e Artes da Paraíba e Vice-Reitora da Universidade Federal da Paraíba.

Também estão confirmadas para ministrar atividades durante o CNA a arquivista da Câmara dos Deputados e mestre em Ciência da Informação Daniela Francescutti Hott, que ficará responsável pelo tema “Políticas de Acessibilidades para Arquivos”; a doutora em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade de Salamanca, Dunia Llanes Padrón, que abordará o tema “Políticas de acesso para Arquivos”; a doutora e mestre em Ciência da Informação Isa Freire, que abordará o tema “Ética” e a diretora técnica do Departamento de Gestão do Sistema de Arquivos do Arquivo Público do Estado de São Paulo, Ieda Pimenta Bernardes, que será responsável pelo tema “Políticas Arquivísticas”.

De acordo com a comissão organizadora do 8º CNA em breve será divulgada a programação completa do evento com todas as atividades distribuídas ao longo dos 4 dias de evento. Todas as atividades ocorrerão no Centro de Convenções de João Pessoa, localizado à Rodovia PB-008, Km 5, s/n – Polo Turístico Cabo Branco, João Pessoa.

Para mais informações acesse o site provisório do evento: http://www.viiicna.com.br. Em breve a hospedagem do site oficial será transferida para http://www.cna2018.com.br.

Acesse aqui as [wpfilebase tag=fileurl id=315 linktext=’normas para submissão’ /] e as [wpfilebase tag=fileurl id=316 linktext=’diretrizes para eventos paralelos’ /].

Texto: Juliana Marques