CCBSA promove mesas de diálogo sobre infodemia relacionada à Covid-19 e os desafios e esperança na contemporaneidade

16 de fevereiro de 2021

O Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) promove na segunda e terça-feira, dias 22 e 23 de fevereiro, uma série de atividades como uma mesa de apresentação dos cursos e setores do CCBSA, pro-reitoria estudantil e coordenadoria de Relações Internacionais da UEPB, além de mesas de diálogo com pesquisadores de renome nacional que apresentarão temáticas de relevância no cenário global. As atividades, idealizadas com o objetivo de marcar o início das aulas do período letivo 2020.2, previsto para ocorrer no dia 1º de março de 2021, são destinadas não apenas aos calouros, mas, a toda a comunidade acadêmica e interessados nas temáticas contempladas.

De acordo com o diretor do CCBSA, professor Cleber Salimon, a organização da programação foi pensada coletivamente a partir das iniciativas de diretores, coordenadores de curso e membros da comunidade acadêmica em geral. “Como em todo semestre é realizada essa programação de início de semestre pensamos, conjuntamente, nas ações que empreenderíamos de forma remota. A coordenação de Relações Internacionais já havia pensado em uma mesa de diálogo, o curso de Arquivologia também sugeriu uma atividade, e, a partir disso, delineamos nossa programação com o apoio de todos os cursos”, explicou o diretor.

A aula magna do período letivo 2020.2 “Pandemia de Covid-19 e infodemia: desafios contemporâneos”, será realizada na segunda-feira, 22 de fevereiro, às 9h, pelo canal do UEPB Câmpus V no Youtube. Participam da mesa de diálogo o pós-doutor em Ciência da Informação e docente da UFMG, Carlos Alberto Ávila Araújo; a doutora em imunologia e docente da Universidade Federal da Grande Dourados, Filomena Maria Balestieri; a pós-doutora em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (Unirio) e docente da Universidade de Brasília (UnB) Shirley Carvalhêdo Franco. A atividade será mediada pelo docente do curso de Arquivologia da UEPB, Sânderson Dorneles e pelo docente do curso de Ciências Biológicas do Câmpus V e pro-reitor de pós-graduação e pesquisa da UEPB, Francisco Jaime Mendonça Júnior.

Compõe a programação a mesa “Mal estar e esperança na contemporaneidade”, que será realizada na segunda-feira, 22 de fevereiro, às 19h, no canal do Youtube Rede UEPB, com a participação do ex-ministro de relações exteriores e da defesa e embaixador aposentado Celso Amorim; pela docente do Departamento de Filosofia da USP e Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Olgária Matos e pelo professor e coordenador do Instituto Ilê Ará e babalorixá Sidnei Nogueira. A mesa será mediada pelo professor do curso de Relações Internacionais Carlos Enrique Ruiz.

Na sexta-feira, 23 de fevereiro, às 9h, no canal do CCBSA no Youtube, será realizado o encerramento da programação com uma mesa com a participação dos diretores do CCBSA, Cleber Salimon e Lucila Vilhena; dos coordenadores de graduação Brigida de Lucena, Eliete Correia dos Santos, Filipe Reis, e de pós-graduação, Paulo Kuhlmann; da coordenadora do Núcleo de Línguas, Kariny Dias; do coordenador de Relações Internacionais da CORI-UEPB, Claudio Lucena, que apresentará as oportunidades de internacionalização na UEPB e da pro-reitora estudantil da UEPB, Núbia Martins, que apresentará os serviços oferecidos pelo setor.

Texto: Juliana Marques