CCBSA promove evento para debater sobre os desafios para a qualidade de vida do paciente diabético

17 de outubro de 2018

Com um número cada vez maior de pessoas diagnosticadas com diabetes no Brasil e no mundo, torna-se necessária a realização de ações que proporcionem o esclarecimento de questões relacionadas à doença. Nesse sentido, com o objetivo de esclarecer à população diabética como lidar com a doença e prestar orientações básicas, o Câmpus V da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) recebe, a partir desta quarta-feira (17), a educadora em Diabetes e PhD em Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (UnB), Jane Dullius.

A abertura do evento, promovido com o apoio da docente do curso de Ciências Biológicas do Câmpus V da UEPB, Ana Lúcia Vendel, contará com a palestra “Diabetes com saúde: um doce desafio”, que será realizada das 19h às 21h, no Auditório do CCBSA, localizado à Rua Horácio Trajano de Oliveira, S/N, Cristo. Nesta quinta e sexta-feira, 18 e 19 de outubro, das 14h às 18h, no mesmo local, será realizado o curso “Contagem de carboidratos e controle glicêmico em diabetes”. O encerramento do evento será no sábado (20), a partir das 9h, com um bate papo sobre os cuidados do dia a dia com diabetes.

O evento é aberto ao público e voltado a profissionais que trabalham com Diabetes Mellitus, acadêmicos de Medicina, Enfermagem, Educação Física, Nutrição, Fisioterapia, Psicologia, cuidadores em geral, e pessoas com diabetes, familiares e amigos. A palestrante Jane Dullius, que convive com a diabetes há 46 anos, é autora do livro “Diabetes Mellitus” e coordenadora do programa “Doce Desafio” da UnB, prestando atendimento desde 2001 a mais de 20 mil pessoas com diabetes, além de capacitar profissionais para a área.

Jane Dullius é membro da Sociedade Brasileira de Diabetes, da Asociación Latino Americana de Diabetes, da American Association of Diabetes Educators e de outras entidades. Já ministrou palestras em Havana, Bogotá, Dubai, Las Vegas, Philadelphia, Santiago e outros países prestando esclarecimentos sobre diabetes. Atualmente a pesquisadora faz parte de um grupo de pesquisas que desenvolve uma bomba de insulina de fabricação nacional. Dentre as questões a serem abordadas no evento estão: alimentação saudável, nutrientes, insulinização, monitorização, exercícios físicos, estresse, como calcular e corrigir as glicemias.

Segundo dados da pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), divulgada pelo Ministério da Saúde, em abril de 2017, o número de brasileiros diagnosticados com diabetes cresceu 61,8% nos últimos 10 anos, passando de 5,5% da população em 2006, para 8,9% em 2016. No mundo, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de pessoas com diabetes vem crescendo, chegando em 2017 a 422 milhões de adultos.

Outras informações: (83) 9 8825-2468.

Texto: Juliana Marques