CCBSA forma profissionais de Administração Pública, Arquivologia, Ciências Biológicas e R. Internacionais

18 de julho de 2018

Esperança em dias melhores. Esse foi o elemento principal de todos os discursos que marcaram a Colação de Grau das turmas concluintes do período letivo 2017.2 do Câmpus V da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), realizada na sexta-feira (13), no Auditório do Centro de Formação de Educadores Professora Elisa Bezerra Mineiros, em Mangabeira. Na ocasião, concluíram os cursos de graduação 83 formandos de Administração Pública (na modalidade EaD), Arquivologia, Ciências Biológicas e Relações Internacionais.

A formanda Sarah de Moura Lima, do curso de Arquivologia, foi a juramentista da solenidade. Logo após o juramento, a Oradora Oficial das turmas concluintes, a formanda de Arquivologia, Maria de Lourdes Luciano de Carvalho, utilizou as palavras do físico e filósofo Isaac Newton pata ilustrar a nova fase de descobertas, vivenciada pelos formandos. “Saímos daqui como profissionais, mas, também, com um grande crescimento pessoal. Mas, como Isaac Newton disse certa vez ‘Tenho a impressão de ter sido uma criança brincando à beira-mar, divertindo-me em descobrir uma pedrinha mais lisa ou uma concha mais bonita que as outras, enquanto o imenso oceano da verdade continua misterioso diante de meus olhos’. Ou seja, nossa caminhada apenas começou e temos muito a descobrir e aprender”, concluiu emocionada a Oradora.

Paraninfa das turmas concluintes do período letivo 2017.2, a professora Suerde Brito apresentou a trajetória de superação vivenciada ao longo da carreira de mais de 20 anos de atuação na UEPB, inicialmente no curso de graduação em Psicologia e no Mestrado Interdisciplinar em Saúde Coletiva do Câmpus I e, posteriormente, no curso de Arquivologia do Câmpus V. A docente também parabenizou os formandos e familiares pela conquista, destacou a importância da reflexão política e da ética e respeito às diferenças para atuação no mercado de trabalho e enalteceu a trajetória dos egressos.

“Diante da responsabilidade de falar, eu não vou me ater às questões políticas porque acho que o nosso Campus já faz isso muito bem, quando tem um movimento de combate à violência contra a mulher, quando possibilita debates sobre a estrangeirização da fé e resistência, quando participa de uma sessão do orçamento participativo para discutir demandas do Campus, ao promover eventos como o Festival de Artes de Participação Social. Vou falar de afeto, de sonhos, de tudo que eu desejo para vocês queridos alunos. Certa vez li uma frase de Nelson Mandela que dizia: ‘Tudo é considerado impossível até acontecer’, pois bem, independente dos motivos que tornaram a trajetória difícil, vocês, formandos e familiares, conseguiram superar cada dificuldade e hoje são vitoriosos e eu os aplaudo por isso e só desejo sucesso no mercado de trabalho e na vida”, declarou Suerde Brito.

A diretora do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA), professora Jacqueline Barrancos, lembrou dos momentos difíceis vivenciados recentemente no Brasil e destacou a necessidade de tolerância, coragem e dedicação dos formandos enquanto agentes de transformação desse cenário. Seguindo a mesma linha de reflexão, o professor Altamir Souto Dias, pró-reitor adjunto de Graduação da UEPB, fez uma analogia com a Copa do Mundo de Futebol para enfatizar a situação privilegiada dos concluintes que compõem uma minoria da sociedade brasileira que tem acesso e consegue concluir um curso de graduação. Para o docente é importante que os formandos reflitam sobre essa situação e utilizem essa condição de graduados para prestar um retorno à sociedade que os financiou com um trabalho que contribua para a felicidade e bem-estar das pessoas.

O reitor da UEPB, professor Rangel Junior, encerrou os discursos da cerimônia apresentando uma fala encorajadora e de motivação. “Diante das dificuldades vivenciadas em todo o país na atualidade, há de fato uma necessidade de plantarmos uma semente de esperança, para encararmos novos desafios e encontrarmos motivação para seguir em frente. E nós temos que buscar esse elemento no sonho e na utopia, para tentar transformar essa realidade. E para que serve a Universidade? Para preparar pessoas para o mundo e colaborar para que essas pessoas possam transformar esse cenário. Se no futuro vocês formandos puderem lembrar de algo dessa noite, tentam lembrar de honrar a memória desses professores que ajudaram vocês a ser grandes profissionais. Se isso não bastar, pensem na sociedade que espera o retorno de vocês do investimento realizado. E se, ainda assim, não for suficiente, pensem nos pais de vocês, que depositaram toda a expectativa e amor para que vocês fossem profissionais de qualidade e cidadãos dignos e éticos”, declarou o reitor.

Após os discursos foram conferidos os graus acadêmico. Os formandos Gilmara de Lima Nóbrega (Administração Pública), Ana Paula Rodrigues da Silva (Arquivologia), Raíssa Fátima Ferreira (Ciências Biológicas) e Jerônimo Carlos de Oliveira (Relações Internacionais) colaram grau representando os demais concluintes. Os concluintes Analice Maria da Silva Costa (Administração Pública), Tatiane Soares Batista (Arquivologia), Samara Pereira de Oliveira (Ciências Biológicas) e Márcia Taíze Abreu Morais (Relações Internacionais) conduziram a paraninfa.

Compuseram a mesa de honra da solenidade, o reitor Rangel Junior; o representante do Governo do Estado da Paraíba, professor Américo Falcone; o pró-reitor adjunto de graduação, professor Altamir Souto Dias; a diretora do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA), professora Jacqueline Echeverría Barrancos; o diretor adjunto do CCBSA, professor Ênio Wocyli Dantas; a paraninfa das turmas concluintes, professora Suerde Miranda Brito; e a vereadora de João Pessoa, Sandra Marrocos.

Texto: Juliana Marques
Fotos: Paizinha Lemos