Campus V realiza comemoração ao Dia do índio com a participação de índios Potiguaras da Baía da Traição

3 de maio de 2019

A direção do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) em parceria com o Campus III de Guarabira, realizou, na noite de terça-feira (30), um evento alusivo ao dia do índio, celebrada no dia 19 de abril. O evento contou com a participação de índios Potiguaras, estudantes, técnicos-administrativos e professores da UEPB.

Na ocasião, o professor do Campus III, João Irineu, fez o lançamento do seu livro, “Representação Literária da Escravidão na Contística Machadiana”, no qual aborda contribuições sociológicas acerca do fenômeno da escravidão, evidenciado nos fatores estéticos da linguagem que constituem as obras de Machado de Assis.

A líder da comunidade Potiguara Maria Soares Gomes, falou sobre os costumes do povo Potiguara, a cultura, políticas públicas e as dificuldades de interação com a sociedade e de aceitação, enfrentados pelo povo indígena no país.

“O clima e as conversas se estenderam, ao falar também das minhas raízes indígenas e mostrando que na Bolívia temos um presidente índio, o Evo Morales, o qual resgatou a valorização e integração a sociedade dos Quechuas, Aimaras, Chiquitanos, Guarayos. Ayoreos e outros”, destacou a diretora do CCBSA, professora Jacqueline Echeverría Barrancos.

Sobre o dia do índio

O Dia do Índio, celebrado no Brasil em 19 de abril, foi criado pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto-lei 5540 de 1943. A data de 19 de abril foi proposta em 1940, pelas lideranças indígenas do continente que participaram do Congresso Indigenista Interamericano, realizado no México. Eles haviam boicotado os dias iniciais do evento, temendo que suas reivindicações não fossem ouvidas pelos “homens brancos”. Durante este congresso foi criado o Instituto Indigenista Interamericano, também sediado no México, que tem como função zelar pelos direitos dos indígenas na América. O Brasil não aderiu imediatamente ao instituto, mas, com a intervenção do Marechal Rondon, apresentou sua adesão e instituiu o Dia do Índio no dia 19 de abril, cumprindo a proposta do Congresso de 1940.

A data pode ser considerada como um motivo de reflexão sobre os valores culturais dos povos indígenas e a importância da preservação e respeito a esses valores.

Texto: Juliana Marques
Fotos: Josiglay Silva