Campus da UEPB em João Pessoa sedia etapa do 2º Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de Fole de Oito Baixos

13 de junho de 2018

O Campus V da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em João Pessoa, por meio da Pró-Reitoria de Cultura (Procult), sedia, na próxima sexta-feira, 15 de junho, nos turnos da manhã e tarde, no auditório Pioneiros, a próxima etapa do 2º Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de Fole de Oito Baixos.

De acordo com o organizador do evento no Campus V, professor Henrique França, a programação do evento contará com acolhida e apresentações de emboladores de coco, declamação, exibição dos sanfoneiros e tocadores de fole, workshop com Luizinho Calixto e o encerramento do evento deverá ocorrer no Parque Solon de Lucena, para o registro da foto oficial do evento em um dos pontos turísticos mais representativos da cidade.

O Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de Fole de Oito Baixos foi criado com o objetivo de ser um marco na cultura popular nordestina, ressaltando, sobretudo, o ofício daqueles que simbolizam a resistência da música de raiz. O evento almeja, ainda, difundir e aliar a música da sanfona e do fole de oito baixos aos eventos culturais em toda região da Paraíba, destacando-as como das mais importantes atividades culturais do Brasil; aliançar com maior profundidade, ao cotidiano da música nordestina e brasileira, o projeto de cultura popular da UEPB; agregar os estudantes e a comunidade local e regional nos eventos promovidos pela Universidade e demais setores da sociedade; envolver monitores e setores das bibliotecas nas diversas áreas do conhecimento; divulgar os talentos da sanfona em todo Nordeste e nas demais regiões do Brasil.

A culminância do 2º Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de Fole de Oito Baixos se dará ainda neste mês de junho, em Campina Grande. Assim, o evento integrará o Maior São João do Mundo, inclusive com a colocação de um stand no Parque do Povo.