Alimentos arrecadados pela biblioteca do CCBSA durante campanha realizada em dezembro de 2017 são doados à ASPAN

21 de fevereiro de 2018

A biblioteca do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), realizou na manhã desta terça-feira (20), a entrega de mais de 40 quilos de alimentos não perecíveis arrecadados após campanha solidária promovida entre os dias 15 e 22 de dezembro do ano passado. A iniciativa teve como objetivo beneficiar alunos que estavam em situação irregular nas bibliotecas, revertendo a multa por atraso na devolução dos livros em doação de alimentos. A ação no Campus de João Pessoa contemplou a Associação Promocional do Ancião Dr. João Meira de Menezes (ASPAN), localizada no bairro do Cristo.

Na oportunidade, as bibliotecárias Liliane Braga Rolim, Danielle Harlene e Livaneide da Silva discutiram com a administração do lar de idosos possibilidades de parceria entre a biblioteca do Campus V e a instituição, com perspectivas de visitas mensais para contação de estórias e doações periódicas pra auxiliar no funcionamento da instituição. “A UEPB, enquanto instituição pública, com um dos pilares voltados justamente à promoção do desenvolvimento social, deve povoar esses espaços. Então vamos pensar num projeto de contação de estórias que possamos envolver a comunidade acadêmica e trazer um pouco mais de alegria a esses idosos nem que seja uma vez ao mês”, planeja Danielle Harlene.

Em funcionamento desde 1983 a ASPAN acolhe, atualmente, 61 idosos. Com 32 funcionários integrando o quadro permanente da instituição, um alto custo de manutenção, gastos elevados com remédios, manutenção de equipamentos e alimentação, a instituição conta apenas com o valor 70% da aposentadoria de cada idoso e doações de voluntários para se manter.

Atualmente com deficit orçamentário, a ASPAN promove a campanha “Seja uma gota – Faça a diferença”, em parceria com a Cagepa, que permite o desconto mensal na conta de água com valores a partir de R$ 1,50 a serem destinados à instituição. Para participar da campanha basta preencher o termo de adesão e entregá-lo na instituição. Além disso, a administração do local destaca a necessidade de profissionais, sobretudo um médico e um farmacêutico que possa atuar voluntariamente na instituição. A ASPAN está localizada na rua Antônio Corrêa de Matos, 55, bairro do Cristo. Outras informações sobre a campanha e sobre a ASPAN podem ser obtidas pelo telefone (83) 3223-2163.