A relação do homem com natureza e a crise ambiental serão discutidas em projeto de Cineclube do Campus V

27 de março de 2017

A crise ambiental decorrente dos modos de vida associados ao consumismo e à produção desenfreada é o tema de uma discussão que será provocada a partir da exibição do filme “Onde sonham as formigas verdes”, na quinta-feira, 30 de março, das 14 às 17h, no auditório do Campus V da Universidade Estadual da Paraíba, como parte das atividades do projeto “Cineclube UEPB Campus V”.

Após a exibição os professores Vancarder Brito e Cleber Salimon irão realizar uma discussão entre os estudantes com o objetivo de despertar o senso crítico dos presentes sobre o modelo de relação entre o homem e a natureza implementado na atualidade. Ainda é possível construir as pontes que possibilitariam o retorno ao reconhecimento da natureza como parte integrante de nossa existência? Seria tarde demais para pensar mudanças nos rumos da crise ambiental global que se desenvolve? O que o pensamento dos povos tradicionais pode nos ensinar sobre o respeito e reconhecimento da natureza como igual e não apenas como fornecedora de recursos para a produção e consumo? São alguns dos questionamentos que devem surgir após a exibição do filme lançado em 1984.

O longa metragem narra a estória de Lance Hackett que é o geólogo de uma companhia de mineração na Austrália, e que tem seu trabalho comprometido por aborígenes que planejam interromper a extração de urânio e reclamam uma área utilizada pela empresa. As cenas evidenciam as distintas moralidades envolvidas nas distintas estruturações sociais, com distintas relações com tempo, dinheiro, trabalho e religiosidade.

Devem participar da exibição, estudantes dos cursos de graduação do Campus V e do ensino médio da Escola Estadual José Lins do Rêgo, através de uma iniciativa do projeto “Cineclube UEPB Campus V”. O projeto, iniciado em 17 de março de 2017, é encabeçado pelo professor Filipe Reis com a participação dos professores Carlos Enrique Ruiz, Vancarder Brito e Henrique França, e promove exibições de filmes e debates a cada 15 dias, voltadas a estudantes da graduação e do ensino médio da Escola Estadual José Lins do Rêgo.