9ª edição do Seminário de Saberes Arquivísticos será realizado de 6 a 9 de março de 2019 em Portugal

20 de fevereiro de 2019

O Seminário de Saberes Arquivísticos (SESA), projeto vinculado ao curso de Arquivologia do Campus V da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), está com inscrições abertas para a 9ª edição do evento que este ano ocorre de 6 a 9 de março na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC), Portugal.

Com a temática principal “Arquivo(s) e Identidade(s)” a programação do evento e trabalhos a serem apresentados estão vinculados a um dos eixos temáticos: “Arquivo(s) e memória(s)”; “Epistemologia e Ciência da Informação”; “Gestão de Arquivos”; “Arquivos Digitais”; “Comunicação e acesso à informação” e “Empreendedorismo e inovação em arquivos”.

De acordo com a comissão organizadora do evento a 1ª edição do SESA em Portugal pretende tornar-se uma referência não apenas em termos luso-brasileiros, mas também em toda a rede coberta pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Com o objetivo primordial de promover o diálogo entre especialistas de vários países em Saberes Arquivísticos, a 9ª edição do evento pretende também alargar o debate e discutir o contributo dos Arquivos para a constituição da memória coletiva dos países da Lusofonia e para a sua afirmação como agentes culturais determinantes para a criação da identidade e para a modernização administrativa e desenvolvimento dos diversos países de língua oficial portuguesa.

As inscrições no SESA 2019, para o público, investigadores, estudantes da FLUC e outros estudantes, em geral, sem apresentação de comunicação, realizam-se na loja virtual da FLUC.

Sobre o projeto SESA

Nascido em 2007 como projeto-piloto de ensino de gêneros acadêmicos aplicado a um componente curricular do Curso de Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) o projeto SESA buscava discutir a escrita acadêmica a partir do acompanhamento da produção de artigos científicos por parte dos discentes. Ainda em 2007 surgiram as primeiras discussões para a cooperação acadêmica do curso de Arquivologia da UEPB com a Universidade do Porto (UP).

Em 2012, transformou-se num projeto internacional, de natureza luso-brasileira, passando a incluir como parceiras a Universidade de Coimbra(UC), a Universidade do Porto(UP), a Universidade de Aveiro(UA) e o Instituto Politécnico do Porto (IPP).

Além de eventos, cursos de oratória, excursões pedagógicas, mostras de linguagens, palestras, mesas-redondas e publicações de artigos, o SESA tem promovido lançamento de livros que são resultado das produções coletivas dos discentes e docentes vinculados ao projeto.

A partir da sua 8ª edição, realizada em 2017, no Campus I da UFPB, em João Pessoa, o SESA ganhou uma dimensão internacional, começando a contar com a representação de especialistas de todas as universidades portuguesas parceiras. No final do evento, e no âmbito das comemorações dos “10 anos do SESA”, foi atribuído pela primeira vez o “Prêmio José Maria Jardim” criado com o objetivo de incentivar as produções científicas de alunos e professores e contribuir de forma significativa para a área de Comunicação e Informação. Na mesma época foi anunciado que este evento científico passaria a ter lugar a cada dois anos em Universidades Luso-Brasileiras, ficando decidido que a próxima edição do SESA seria em Coimbra, em 2019, e, em 2021, na Universidade Porto, em parceria com o Instituto Politécnico do Porto.

Atualmente o SESA conta com diversas parcerias interdisciplinares e entre instituições nacionais e internacionais realizando o lançamento de livros de professores das duas instituições e a participação de professores na comissão científica do projeto. Ao todos quatro instituições lusofônicas e 8 nacionais são parceiras do projeto. Na UEPB participam professores de três departamentos e Campi (I, V e IV).

Texto: Juliana Marques