2º Encontro Brasileiro de Estudos para a Paz é realizado com a participação dos principais pesquisadores do Brasil e exterior

25 de setembro de 2017

Com a participação de mais de 200 pesquisadores, membros da sociedade civil, estudantes e docentes do Brasil, Argentina, Reino Unido, Haiti, Itália, Peru e Portugal, foi realizado, de 20 a 22 de setembro, o 2º Encontro Brasileiro de Estudos para a Paz (EBEP), realizado por meio de uma parceria entre a Rede de Pesquisa em Paz, Conflitos e Estudos Críticos de Segurança (PCECS), Universidade Estadual da Paraíba e Universidade Federal da Paraíba.

A conferência de abertura do evento “Power and Peace in 21st Century”, realizada na manhã do dia 20 de setembro, contou com a participação do professor pesquisador no Instituto de Pesquisa Humanitário e de Conflito e no Departamento de Política da Universidade de Manchester, Reino Unido, Oliver Richmond.

Na oportunidade, o docente abordou, entre outras questões, as relações de paz e poder, a influência dos padrões locais de política, o contexto social, cultural e histórico, normas, identidades e recursos materiais, nos processos de paz pelo mundo.

O membro da Rede PCECS, docente do Departamento de Relações Internacionais e um dos organizadores do evento, professor Marcos Alan Ferreira, enalteceu o currículo do professor Richmond, “um dos principais debatedores de estudos sobre paz no mundo”, agradeceu a todos os envolvidos no evento e destacou a busca pela aproximação de pesquisadores da área como grande objetivo do Encontro.

“Essa segunda edição do Encontro Brasileiro de Estudos para a Paz nos surpreendeu positivamente com o número de inscritos, o dobro do ano passado, e o engajamento de docentes e pesquisadores de todos o país e de fora, que vieram colaborar com as discussões que nos propusemos a apresentar”, avaliou o professor Marcos Allan.

Durante os três dias de evento foram realizadas conferências, mesas de discussão, painéis, minicursos, lançamentos de livros e mostra científica, voltados à reflexão sobre os desafios inerentes à consolidação da paz e à superação de conflitos no século XXI. A próxima edição do EBEP ocorrerá em 2018 no Rio de Janeiro.