26 de abril de 2018

O Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação (PPGEC) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) realizará entre os dias 1º e 3 de agosto, no Câmpus de Campina Grande, o 2º Encontro Internacional de Ecologia e Conservação e o 2º Workshop sobre Conectividade e Monitoramento de Ecossistemas Estuarinos. As inscrições podem ser feitas através do site https://ppgeceiec.wixsite.com/uepb, que também concentra informações sobre a submissão de artigos, resumos e trabalhos completos.

As atividades dos eventos contam com o apoio do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) e do Departamento de Biologia da UEPB, tendo como finalidade discutir as bases teóricas, políticas públicas e ações transdisciplinares envolvendo a ecologia e a conservação nos ecossistemas costeiros marinhos e terrestres. Compõem a programação a oferta de 11 minicursos e apresentação de trabalhos acadêmicos pelos participantes.

De acordo com os organizadores, a ecologia e a conservação nos ecossistemas costeiros marinhos e terrestres têm gerado crescente interesse na comunidade acadêmica e se reflete no cotidiano da população, tendo em vista que uma série de problemas urbanos e mesmo em áreas naturais utilizadas pela população pode estar ligada às alterações na paisagem. Tais problemas têm causado declínio na biodiversidade, alterando o funcionamento dos ecossistemas, afetando negativamente a distribuição das espécies. O evento reunirá pesquisadores, profissionais, graduandos e pós-graduandos da UEPB e de outras Instituições de Ensino Superior do país, além de pesquisadores internacionais.

Já confirmaram a participação no Encontro e no Workshop os seguintes palestrantes nacionais e internacionais: Manuel Augusto Simões Graça (Universidade de Coimbra); Guillermo Goldstein (Universidad de Buenos Aires); Mathias Ahii Chia (Ahmadu Bello Universtiy); Thierry Frédou e Paulo Jorge Parreira dos Santos (Universidade Federal de Pernambuco); Rodrigo Fornel (Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões); Sidinei Magela Thomaz (Universidade Estadual de Maringá); Eduardo Arcoverde de Mattos (Universidade Federal do Rio de Janeiro); Bráulio Almeida Santos (Universidade Federal da Paraíba); André Luiz Machado Pessanha, José Etham de Lucena Barbosa e Rômulo Romeu de Nóbrega Alves (Universidade Estadual da Paraíba).

Outras informações através do telefone (83) 3315-3310.

O post UEPB sediará Encontro Internacional de Ecologia e Conservação e Workshop sobre Ecossistemas Estaurinos apareceu primeiro em UEPB.