UEPB promove 8º Festival de Ginástica do Departamento de Educação Física e 2º Festival de Cultura Corporal

7 de agosto de 2017

Na próxima quarta-feira (9), a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) promoverá o 8º Festival de Ginástica do Departamento de Educação Física (DEF) e 2º Festival de Cultura Corporal. O evento acontece a partir das 9h, no Ginásio de Esportes do DEF, abordando a temática “O que há de concreto nas danças de tradição?”. A ideia é reunir alunos, ex-alunos e professores, em torno dos tópicos propostos, bem como efetuar apresentações de dança e compartilhar as várias formas de atividades físicas.

A programação abrange mesa temática, a partir das 9h, apresentação de banners sobre produção do conhecimento em ginástica, às 10h30 e exibição de coreografias construídas pelos alunos, às 14h.

“O 8º Festival de Ginástica e 2º de Cultura Corporal é fruto da síntese da organização do trabalho pedagógico dos componentes curriculares Ginástica Rítmica, Ginástica Artística e Ginástica de Academia e do componente de Ginástica do novo currículo da Licenciatura proposto pelo DEF. O evento vem sendo realizado desde os períodos 2013.1 e 2016.1 e nesse semestre entra na sua oitava edição. Consideramos esse evento um lócus de aprendizado e troca de saberes fundamentais para o aprofundamento de conhecimentos sobre a compreensão dos dados da realidade e de um maior aprofundamento didático/pedagógico acerca do conteúdo Ginástica e sua aplicabilidade dentro e fora da escola”, explicou o coordenador geral do evento, Jeimison de Araújo Macieira.

O objetivo geral da iniciativa é ampliar a formação inicial dos estudantes de Educação Física da Universidade. Já os objetivos específicos apontam aprofundar os conhecimentos acerca da ginástica e da Cultura Corporal; Tematizar os conteúdos de ensino da ginástica e da Cultura Corporal; Estabelecer parâmetros-metodológicos para o trato com o conhecimento da Cultura Corporal na educação física escolar; Elaborar princípios para a construção de um Festival de Cultura Corporal que possam servir de base para a ampliação do conhecimento relativo ao objeto de estudo em questão.

Participam diretamente do evento cerca de 300 pessoas, entre professores e funcionários do Departamento de Educação Física da UEPB, docentes e alunos de outras Instituições de Ensino Superior, estudantes dos componentes “Ginástica” (currículo novo), “Ginástica Rítmica”, “Olímpica” e de “Academia” (currículo antigo), professores e estudantes de escolas públicas estaduais e municipais do Estado da Paraíba e atletas de instituições público-privadas.

Conforme Jeimison, o Festival de Ginástica e Cultura Corporal do Departamento de Educação Física é um importante espaço de trocas de experiências enriquecedoras da cultura corporal, o que eleva o padrão cultural dos que desta atividade participam. “Não obstante, o trabalho pedagógico e a organização do conteúdo ginástica têm colaborado para a ampliação do conhecimento dos estudantes do curso, conferindo-os possibilidade de tratar desse conteúdo em seus locais de trabalho, visto que muitos dos estudantes que participam do evento estão voltando para a Universidade, mostrando os resultados da síntese da organização do trabalho pedagógico nas escolas públicas e privadas do nosso estado”, finalizou Jeimison de Araújo Macieira.

Sobre o tema da 8ª edição

O tema “O que há de concreto nas danças de tradição?” será o ponto de partida para que se construam coreografias ginásticas fazendo um resgate das danças de tradição. A proposta é que os alunos possam demonstrar através das sequências gímnicas as possibilidades de relacionar esses dois conteúdos da área, a saber, ginástica e dança. A representação dos fundamentos básicos das ginásticas (Rítmica, Acrobática e Artística) através dos elementos que constituem as danças de tradição, como o xaxado, por exemplo, é uma das possibilidades.

Texto: Oziella Inocêncio

Sobre o tema da 8ª edição