UEPB discute nova contratualização dos serviços das Clínicas Escola com a Prefeitura de Campina Grande

11 de julho de 2017

Clique para exibir o slide.

O reitor em execício da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), professor Flávio Romero, recebeu na tarde desta segunda-feira (10), no Gabinete da Reitoria, o diretor de Planejamento da Secretaria de Saúde de Campina Grande, Eurivaldo Araújo, com o qual discutiu a nova contratualização dos serviços de saúde que são prestados pelas Clínicas Escola da Instituição através do Sistema Único de Saúde (SUS) para os usuários dos bairros de Bodocongó, Novo Bodocongó, Araxá, Morro dos Teimosos, Jeremias, Monte Santo e outras áreas próximas à Universidade. A professora Rilva Suely, diretora adjunta do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), também participou da reunião.

De acordo com Flávio Romero, essa nova contratualização será muito importante não apenas para a UEPB, que além dos serviços que já são oferecidos pelo Laboratório de Análises Clínicas (LAC) e as Clínicas de Fisioterapia e Odontologia, também passará a servir os usuários com as atividades das Clínicas de Enfermagem e Psicologia, mas sobretudo à Prefeitura de Campina Grande que terá condições de ampliar o antedimento médico da população. Ele ainda destacou que com essa medida a formação pedagógica dos alunos da área de Saúde será ainda mais qualificada.

“Essa nova contratualização será muito importante porque, primeiro, vamos ter condições de regularizar os repasses pelos serviços que já foram prestados através do Sistema Único de Saúde (SUS), manter um atendimento de qualidade à população e ainda dar um passo importante no processo pedagógico de formação dos nossos estudantes no campo de estágio feito dentro da própria Instituição. E isso aliado à prestação de um serviço voltado, sobretudo, para uma população localizada em uma área de vulnerabilidade social”, destacou Flávio Romero.

A professora Rilva Suely explicou que essa nova contratualização deverá ser confirmada em breve, após a participação da UEPB em um edital preparado e divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde. Ela ainda disse que alguns serviços contratualizados pela Prefeitura só são oferecidos pelas Clínicas Escola da UEPB, o que é um fator muito importante, uma vez que a população não ficará desassistida. “Nós temos, por exemplo, o oferecimento do serviço de Raio-X panorâmico na Clínica de Odontologia que é feito apenas na UEPB. Por isso essa relação de atendimento e serviço é muito importante”, acrescentou a diretoria adjunta do CCBS.

Texto: Givaldo Cavalcanti
Foto: Ricardo Soares