4 de junho de 2019

A revista “Ethnobiology and Conservation” (Etnobiologia e Conservação), fundada e editada pelos professores Rômulo Alves, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), e Ulysses Albuquerque, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), obteve bom desempenho no CiteScore, métrica desenvolvida pela Scopus, base de dados da Elsevier, que estabelece o impacto das citações nos periódicos revisados por pares.

O cálculo é feito considerando a contagem de todas as citações recebidas por um artigo em um ano, dividida pelo número de artigos publicados pela revista nos três anos anteriores. O mais recente CiteScore (índice de impacto da Base Scopus) foi lançado na última sexta-feira, 31 de maio, refletindo a atividade de citação em 2018 para artigos publicados durante os três anos anteriores. Mais de 23.830 títulos abrangendo 330 disciplinas estão classificados em oito indicadores, que fazem parte do CiteScore Metrics. Entre eles estão CiteScore, CiteScore Tracker, CiteScore Percentile, CiteScore Quartiles, CiteScore Rank, Citation Count, Document Count e Percentage Cited. Todos os cálculos são transparentes e reproduzíveis.

A revista Ethnobiology and Conservation alcançou um CiteScore de 3,15. Esse é o maior valor entre as revistas da América Latina, de todas as áreas acadêmicas. Também coloca “Ethnobiology and Conservation” entre as primeiras posições no mundo, considerando as categorias nas quais a revista está inserida, sendo a 12ª de um total de 357 publicações na área “Anthropology” (Antropologia), 12ª entre 385 na área “Animal Science and Zoology” (Zoologia), 52ª entre 404 na área “Plant Science” (Ciência Vegetal), 17ª entre 140 na área “Nature and Landscape Conservation” (Conservação da Natureza e Paisagem) e 46ª entre 336 na área “Ecology” (Ecologia).

Sobre a Revista

Ethnobiology and Conservation publica contribuições originais em todos os campos da Etnobiologia e Conservação da Natureza. Fazem parte do escopo da revista as contribuições envolvendo conhecimento ecológico tradicional, ecologia humana, etnoecologia, etnofarmacologia e antropologia ecológica, história e filosofia da ciência.

Contribuições na área da Conservação da Natureza podem envolver pesquisas que normalmente se situam no campo dos estudos ecológicos tradicionais, como também em biologia vegetal e animal, etologia, manejo de fauna e flora, aspectos éticos e legais voltados para a conservação da biodiversidade. Todos os textos devem explicitamente enfocar a sua contribuição para a conservação da natureza.

Quem desejar conhecer mais sobre a revista, pode acessar o endereço eletrônico http://ethnobioconservation.com/index.php/ebc.

O post Revista “Etnobiologia e Conservação” se destaca entre principais publicações mundiais da área na Base Scopus apareceu primeiro em UEPB.