31 de outubro de 2018

A revista científica “Pesquisa Brasileira em Odontopediatria e Clínica Integrada” (PBOCI) – publicação que tem o apoio da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) através da University Publishing Co. (EDUEPB), recebeu neste mês de outubro o resultado de que consta como um dos periódicos que tiveram a sua solicitação recomendada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Em outras palavras, a PBOCI foi submetida a um edital e teve aprovado o pedido para recebimento de recursos financeiros, que a partir de agora servirão para o aprimoramento da revista, ampliação de sua visibilidade estrangeira e indexação em outras bases internacionais, a exemplo do PubMed, motor de busca de livre acesso à base de dados MEDLINE de citações e resumos de artigos de investigação em biomedicina.

A revista, que foi criada em 2001 através do trabalho conjunto do professor Alessandro Leite Cavalcanti, do Departamento de Odontologia da UEPB, e do professor Wilton Padilha, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), tornou-se uma publicação distribuída internacionalmente, que hoje utiliza o modelo contínuo, sendo editado pela Associação de Apoio à Pesquisa em Saúde Bucal (APESB), responsável por difundir inúmeros trabalhos científicos nas áreas de Odontologia.

Além da UEPB, a PBOCI também conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Capes, cujo Programa Editorial visa incentivar a editoração e publicação de periódicos científicos brasileiros de alta especialização em todas as áreas de conhecimento de forma a contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e inovação do país.

De acordo com o editor, professor Alessandro Leite, “o reconhecimento do CNPq e da Capes além de atestar a qualidade e relevância da revista junto à comunidade acadêmica, consolida-a como um dos principais veículos de divulgação da Odontologia brasileira e internacional, visto que dos mais de 100 artigos publicados em 2018, aproximadamente 70% são de autores estrangeiros”, explicou.

Ele ainda afirma que indicadores bibliométricos do “Scimago Journal & Country Rank” (um medidor de influência científica que considera a importância e o número de citações recebidas por um periódico acadêmico) colocam a revista como a quinta publicação mais importante da América Latina nos indicadores SJR e Cites per Doc (os quais se destinam a indicar maior prestígio ao periódico) para a área de Odontologia.

Outras informações sobre a revista podem ser obtidas no endereço:

O post Revista de Odontopediatria e Clínica Integrada da UEPB tem solicitação recomendada pela Capes apareceu primeiro em UEPB.