1 de novembro de 2018

O Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) foi contemplado na seleção do edital para o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET Saúde Interprofissionalidade) do Ministério da Saúde, através de projeto coordenado pela professora Rilva Suely, do Departamento de Odontologia, e participação colaborativa de docentes dos cursos de Enfermagem, Educação Física, Farmácia, Fisioterapia, Odontologia e Serviço Social, este último vinculado ao Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA).

Segundo a professora Rilva Suely, o projeto envolve ensino, pesquisa e extensão, com participação colaborativa da Universidade, dos Serviços de Saúde e comunidade. Trata-se de uma iniciativa que engloba a UEPB, através das pró-reitorias de Graduação (PROGRAD) e Extensão (PROEX), e Prefeitura Municipal de Campina Grande (PMCG), através da Secretaria de Saúde e da Diretoria de Atenção Básica. Já nos próximos dias 26 e 27 de novembro, a coordenação do projeto participará da primeira oficina do PET Saúde Interprofissionalidade, em Brasília.

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) disponibilizará 12 bolsas para professores, 36 bolsas para estudantes e 24 para trabalhadores do Sistema Único de Saúde (preceptores da atenção e da gestão). Poderão participar como bolsistas professores e alunos dos cursos de Enfermagem, Educação Física, Farmácia, Fisioterapia e Odontologia, do CCBS, bem como do curso de Serviço Social, do CCSA. Além destes, outros profissionais, professores e estudantes poderão colaborar como voluntários no programa.

Aproximadamente 200 instituições de ensino superior, secretarias estaduais e municipais de Saúde de todo o país submeteram propostas. Como resultado final, 120 projetos foram selecionados, sendo aptos, para os próximos dois anos, a implementarem atividades de integração ensino/serviço/comunidade utilizando os pressupostos teóricos e metodológicos da Educação Interprofissional em Saúde (EIP) com foco no desenvolvimento do SUS.

O programa

O PET Saúde, edição Interprofissionalidade, é a nona edição do Programa e consiste em uma proposta inovadora, com a finalidade de dar continuidade à promoção de iniciativas para o fomento de processos de integração ensino/serviço/comunidade, envolvendo docentes, estudantes de graduação e profissionais de saúde para o desenvolvimento de atividades na rede de serviços de saúde. Para essa edição, priorizou-se o tema da Educação Interprofissional (EIP), sendo uma abordagem reconhecida pela Organização Mundial da Saúde )OMS) com comprovada capacidade para melhorar a qualidade dos sistemas de saúde, tornando os serviços de saúde mais resolutivos, a partir do desenvolvimento de práticas profissionais mais colaborativas.

Conforme o edital do programa, o PET Saúde contempla projetos que se proponham a desenvolver mudanças curriculares alinhadas às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para todos os cursos de graduação na área da saúde; qualificação dos processos de integração ensino/serviço/comunidade, de forma articulada entre o SUS e as instituições de ensino, de modo a promover a Educação Interprofissional e as práticas colaborativas em Saúde.

Os projetos devem atuar como pontos de fomento e organização das ações de integração ensino/serviço/comunidade no território, com vistas a articular suas ações com a de outros projetos que contribuem para fortalecer mudanças na formação de graduação em consonância com as complexas necessidades em saúde, requeridas para o SUS. As ações desenvolvidas pelos projetos deverão envolver atores do SUS e da comunidade acadêmica, com foco na interprofissionalidade, interdisciplinaridade, intersetorialidade, trabalho em rede, integração ensino/serviço e diversificação dos cenários de práticas como prerrogativas para mudanças na dinâmica do trabalho em saúde, fortalecendo o conceito de humanização do cuidado e o princípio da integralidade da assistência no contexto das redes colaborativas na formação para o SUS.

Texto: Tatiana Brandão

O post Projeto da UEPB e Secretaria de Saúde de CG é aprovado no edital PET Saúde Interprofissionalidade apareceu primeiro em UEPB.