Professores e alunos da UEPB participam de ação social do maior motoclube da América Latina

9 de fevereiro de 2017

Clique para exibir o slide.

No último domingo (5), professores e alunos da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) participaram de uma ação social voltada para a saúde das 50 famílias residentes no pré assentamento Pequeno Richard, localizado no Distrito de Catolé de Boa Vista, a cerca de 20km de Campina Grande. A ação social foi liderada pelo Abutre’s Motoclube, o maior motoclube da América Latina, com presença em todos os estados do Brasil e vários outros países.

O professor do Departamento de Agroecologia e Agropecuária da UEPB, e motociclista, doutor Leandro de Andrade, também conhecido pelo codinome Abu, ostenta no peito a responsabilidade destas ações em Campina Grande. “A responsabilidade é formalmente minha, mas quem faz é todo o grupo. Somos um só, este é o nosso lema”, ressalta o docente.

Papel fundamental nesta ação foi desempenhado pela equipe de alunos liderados pelas professoras Eloíde Oliveira e Gabriela Costa, ambas do Departamento de Enfermagem, além da professora Rilva Suely, do curso de Odontologia. Convidadas a participar da iniciativa, elas reuniram suas equipes de alunos e, conforme destacou o professor Leandro, mostraram o real sentido da palavra parceria. Foram executadas testagem rápidas de Hepatite e Glicose, além de averiguação da pressão arterial e palestras para crianças e adultos sobre higiene bucal e escovação.

Os alunos participantes foram parabenizados por todos os moradores do local e integrantes do motoclube, por desempenharem de forma muito competente suas ações. Alunos de Agroecologia também participaram registrando toda a ação e auxiliando os integrantes do motoclube na integração com os beneficiários do evento. Além dos professores e alunos, o evento contou com a ação direta dos 20 integrantes do motoclube, moradores de João Pessoa e Campina Grande, liderados pelas instruções do diretor regional Dário e comando geral do diretor estadual carioca.

Os moradores receberam kits de higiene individual (sabonete, escova e creme dental, além de um lanche ao término da atividade. Todo o material doado foi coletado pelos motociclistas em campanhas individuais, desde dezembro do ano passado. Ao término da atividade social todos saíram satisfeitos e com o sentimento de mais um dever cumprido. “Que venham as próximas ações”, enfatizou a educanda de Odontologia, Milena Lucena.

Colaboração de texto e fotos: Leandro Oliveira de Andrade