Pró-Reitoria de Infraestrutura inicia avaliações para instalação de sistema de climatização no Biotério da UEPB

12 de janeiro de 2017

Clique para exibir o slide.

Foram dados os primeiros passos para a instalação do sistema de climatização nas dependências do prédio onde funcionará o Biotério da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Em reunião realizada na manhã da quarta-feira (11), uma equipe da Pró-Reitoria de Infraestrutura (PROINFRA) da Instituição recebeu representantes de uma empresa especializada de Pernambuco para iniciar as discussões que levarão a implantação das máquinas de resfriamento do viveiro onde serão realizados experimentos científicos.

Neste primeiro contato os profissionais responsáveis pela instalação dos aparelhos de ar condicionado apontaram o sistema de expansão indireta com água gelada como o mais indicado para a proposta do Biotério, que contará com salas-laboratório de experimentação, reprodução e estoque de ratos, camundongos, coelhos e outras cobaias. A pró-reitora adjunta de Infraestrutura, Cheyenne Ribeiro, participou da reunião e explicou como o processo de instalação será realizado.

“A Pró-Reitoria de Infraestrutura recebeu esses especialistas para iniciar essas conversas com a finalidade de encontrar o meio adequado para a instalação do sistema de ar-condicionado do nosso Biotério. Através da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UEPB, conseguimos recursos junto a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB), que possibilitará a concretização desse projeto. Esse foi nosso primeiro contato, mas saímos animados com o resultado que tivemos”, explicou a professora.

Além das salas-laboratório, o Biotério da UEPB, que foi construído no Câmpus de Bodocongó, ao lado do Departamento de Educação Física (DEF), conta com 13 salas de trabalho, quatro vestiários, quatro higienizadores e ainda espaço para almoxarifado e sala de máquinas. O local está sendo preparado para que o funcionamento seja integral de 24 horas. Para dar andamento às tratativas, está agendada para a próxima semana uma nova reunião para serem discutiso outros assuntos relacionados ao local.
Texto e fotos: Givaldo Cavalcanti