Pós-Graduação

Strictu Sensu

Mestrado – avaliação da CAPES, nota 3

Área Básica: Ecologia
Coordenador: Profº Drº André Luís Machado Pessanha
Coordenador Adjunto: Profº Drº Etham Barbosa
Logradouro: Rua das Baraúnas, 351Bairro: Campus Universitário da UEPB Cidade/UF: Campina Grande/PB CEP: 58.429-600Telefone: (83) 3315-3512

E-Mail: ppgec@uepb.edu.br

Site: http://pos-graduacao.uepb.edu.br/ppgec/

O Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação teve início em 2010 e foi homologado pelo CNE em 2012 (Port. MEC 1045, de 18/08/2010, DOU 19/08/2010, seç.1, p.10).Objetivos: formar pesquisadores habilitados a analisar problemas relacionados à conservação da biodiversidade em suas diferentes escalas, e a produzir conhecimento científico sobre padrões e processos evolutivos, biogeográficos e relações inter e intraespecíficas; e contribuir para o uso racional da biodiversidade e o desenvolvimento de novos paradigmas e tecnologias.

Área de Concentração: Ecologia e Conservação.

Linhas de Pesquisa:

  • Ecologia e Conservação de Ecossistemas Continentais;
  • Ecologia e Conservação de Ecossistemas Costeiros e Marinhos.

Pontos fortes: a qualificação e experiência do Corpo Docente em temas relacionados ao Curso, com grande ênfase em ecossistemas do Nordeste brasileiro. Estrutura do Curso, em disciplinas e linhas de pesquisa. Laboratórios (21) com salas para atividades didáticas e de pesquisa já instalados, localizados nos Departamentos de Biologia dos Centros de Ciências Biológicas e da Saúde e Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas, localizados no Campus I, em Campina Grande e Campus V, em João Pessoa, respectivamente.

Mestrado – avaliação da CAPES, nota 3

Área Básica: Farmácia

Coordenador: Profº Drº Harley da Silva Alves

Coordenador Adjunto: Profº Drº Bolívar Ponciano Goulart de Lima Damasceno

Logradouro: Av. das Baraúnas,351, Campus Universitário

Complexo Integrado de Pesquisa TRÊS MARIAS

Bairro: Universitário

Cidade/UF: Campina Grande/PB CEP: 58.109-753

Telefone: (83) 3315-3526

URL: http://pos-graduacao.uepb.edu.br/ppgcf/

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas iniciou suas atividades em 2011 e foi homologado pelo CNE em 2012 (Port. MEC 1364, de 29/09/2011, DOU 30/09/2011, seç.1, p.40).

Objetivos: qualificar profissionais, com formação inter e multidisciplinar, de alto nível científico, com competência para desenvolver atividades de ensino e pesquisa nas áreas de obtenção, identificação e avaliação da atividade biológica de produtos naturais e sintéticos de interesse farmacêutico, bem como o desenvolvimento e controle da qualidade destes produtos

Áreas de Concentração: Ciências Farmacêuticas

Linhas de Pesquisa:

  • Desenvolvimento e controle da qualidade de produtos farmacêuticos;
  • Obtenção e avaliação da atividade biológica de produtos naturais e sintéticos de interesse farmacêutico.

Pontos fortes: todas as atividades do curso visam contribuir para ampliação do domínio das técnicas de investigação no campo das Ciências Farmacêuticas, através de pesquisa científica, produção e difusão de conhecimentos avançados, como fator de desenvolvimento sócio econômico da região e do país.

Mestrado em Odontologia

Mestrado – avaliação da CAPES, nota 3

Área Básica: Odontologia

Coordenadora: Profª Drª Daniela Pita de Melo

Coordenador Adjunto: Profº Drº Cassiano Francisco  Weege Nonaka

Logradouro: Av. das Baraúnas, 351

Bairro: Campus Universitário da UEPB

Cidade/UF: Campina Grande/PB CEP: 58.429-600

Telefone: (83) 3315-3471

E-Mail: gustavo@patologiaoral.com.br

URL: http://pos-graduacao.uepb.edu.br/ppgo/

Mestrado em Odontologia se iniciou em 2009, com homologação pelo CNE em 2012 (Port. MEC 1077, de 31/08/2012, DOU 13/09/2012, seç.1, p.25). Há uma área de concentração, Clínica Odontológica.
O objetivo da UEPB, com este curso, é formar e qualificar pessoal docente/pesquisador, com competência para desenvolver atividades de ensino e de investigação científica na área de Odontologia.

Áreas de Concentração: Odontologia

Linhas de Pesquisa

  • Epidemiologia e Promoção de Saúde em Odontologia;
  • Estudo das Alterações do Sistema Estomatognático;
  • Estudo das Terapias Complementares em Odontologia.

Pontos fortes: intercâmbio com docentes de outras IES, na ministração de aulas e participação em projetos de pesquisa e em discussões internas de auto avaliação; celebração de convênios, também, com instituições estrangeiras, visando à capacitação discente e docente, com perspectivas de instituir o programa-sanduíche com algumas dessas IES, bem como, possibilitar aos docentes a realização de Pós-doutoramento. Destacam-se dentre as instituições estrangeiras: Universidade de Granada (Espanha), Universitè Paris Quest (França), Universidade de Lisboa (Portugal), Universidade da Geórgia (Estados Unidos) e a IESE (Alemanha). Este é um dos poucos, ou talvez, o único curso no país que estuda a aplicação terapêutica de plantas medicinais, as quais viabilizariam atendimento das necessidades da população em larga escala e, em sua maioria, a custo reduzido.

Doutorado – Avaliação da CAPES – Nota 4

Área Básica: Biodiversidade

Coordenador: Profº Drº Rômulo R. N. Alves

Coordenadora Adjunta: Profª Drª Nicola Schiel (UFRPE)

Logradouro: Rua das Baraúnas, 351

Bairro: Campus Universitário da UEPB

Cidade/UF: Campina Grande / PB CEP: 58.429-600

Telefone: (83) 3315-3388

E-Mail: romulo_nobrega@yahoo.com.br, prpgp@uepb.edu.br

Programa de Pós-Graduação, oferecido em associação, pelas instituições UFRPE, URCA e UEPB, com a garantia de uma formação sólida e abrangente com suficiente base teórica e técnico-científica em Etnobiologia e Conservação da Natureza.

Objetivos: capacitar os discentes a realizar atividades de ensino, pesquisa e extensão com base em uma formação multidisciplinar; contribuir para a construção de uma sociedade igualitária, justa e sustentável e contribuir para a formação de profissionais com competências e habilidades inerentes a sua área de especialização.

Áreas de Concentração: Biodiversidade

Linhas de Pesquisa:

  • Sistemas cognitivos e uso dos recursos naturais;
  • Bases ecológicas e evolutivas das relações entre pessoas e natureza;
  • Conservação e manejo da fauna e flora em regiões tropicais.

Pontos fortes: a programação possibilita a formação de profissionais com conteúdo multidisciplinar em Etnobiologia e Conservação da Natureza, por envolver conteúdos afins das áreas de Ciências Agrárias, Ciências Biológicas (Zoologia, Botânica, Ecologia, Fitoquímica), Ciências da Saúde (Farmacologia, Microbiologia) e Etnobiologia.

Mestrado – avaliação da CAPES, nota 3

Área Básica: Enfermagem

Coordenador UEPB: Profº Drº Alexsandro Silva Coura

Coordenadora UPE: Profª Drª Fátima Maria da Silva Abrão

Logradouro: Av. das Baraúnas, 351 – Campus Universitário

Bairro: Universitário

Cidade/UF: Campina Grande/PB CEP: 58.429-570

Telefone: (83) 3315-3352

E-Mail: isxf@uepb.edu.br

URL: http://www.upe.br/fensg/mestrado

Este Curso está sendo ofertado à sociedade em associação com a UPE, tendo se iniciado em 2009. Foi homologado pelo CNE em 2012 (Port. MEC 1077, de 31/08/2012, DOU 13/09/2012, seç.1, p.25). Objetiva-se com este curso, formar profissionais em enfermagem, com abordagem ampla e forte na realidade social do indivíduo.

Área de Concentração: Enfermagem em Promoção à Saúde

Linhas de Pesquisa:

  • Fundamentos do cuidar na saúde e enfermagem em promoção à saúde;
  • Políticas e práticas da saúde e enfermagem em promoção à saúde;
  • Enfermagem em promoção e vigilância à saúde.

Pontos fortes: é um ponto forte do Curso a associação com a FENSG/UPE, destacando-se ainda: a programação do curso aborda aspectos relevantes em Enfermagem e promoção à saúde: avaliação das necessidades de promoção à saúde do indivíduo, família e comunidade e o processo de cuidar em seus aspectos sociais, políticos, históricos, culturais e antropológicos; enfermagem em educação à saúde e participação da sociedade; políticas públicas na assistência a saúde e enfermagem; planejamento, intervenção e avaliação de medidas voltadas a melhoria da qualidade de vida da população; atendimento das necessidades de saúde nos diversos níveis de assistência contemplando os aspectos nutricionais, doenças infecto-parasitárias, cardiovasculares e os cuidados voltados à saúde do trabalhador e aos determinantes sociais do processo de saúde.

Mestrado – avaliação da CAPES, nota 3

Área Básica: Saúde Coletiva

Coordenadora: Profª Drª Danielle Franklin de Carvalho

Coordenadora Adjunta: Profª Drª Carla Campos Muniz Medeiros

Logradouro: Rua das Baraúnas, 351

Bairro: Campus Universitário da UEPB

Cidade/UF: Campina Grande/PB CEP: 58.429-600

Telefone: (83) 3344-5301

E-Mail: msp@uepb.edu.br

URL: http://pos-graduacao.uepb.edu.br/ppgsp/

O Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública teve início em 2009 e foi homologado pelo CNE em 2009 (Port. MEC590, de 18/06/2009, DOU 19/06/2009, seç.1, p.23).

Objetivos: formar pesquisadores, docentes e profissionais que atuam na área da saúde e capacitá-los para tomada de decisões em saúde pública, considerando os problemas regionais e o conhecimento teórico e metodológico da área.

Área de Concentração: Saúde Pública.

Linhas de Pesquisa:

  • Condições e determinantes da saúde;
  • Avaliação de programas e serviços de atenção à saúde.
  • Epidemiologia clínica.

Pontos fortes: Os grupos de pesquisa do PPGSP possuem colaborações para realização de seus projetos com diferentes IES do país e exterior, bem como estabeleceram cooperação técnica com mais de cinquenta municípios paraibanos para desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão universitária. Outra estratégia inclui o fortalecimento de intercâmbios e internacionalização da produção acadêmica por meio do estímulo aos estágios pós-doutoral para docentes do Programa e missões de pesquisa para mestrandos em outras IES.

Mestrado – avaliação da CAPES, nota 3

Área Básica: Psicologia da Saúde

Coordenadora: Profª Drª  Josevania da Silva

Coordenador Adjunto: Profº Drº Edil Ferreira da Silva

Logradouro: Av. das Baraúnas, 351 – Campus Universitário

Bairro: Universitário, Cidade/UF: Campina Grande/PB CEP: 58.429-570

Telefone: (83) 3315-3462

E-Mail: ppgsp@setor.uepb.edu.br – ppgps.uepb.@gmail.com

URL: http://pos-graduacao.uepb.edu.br/ppgps/

Área de Concentração: Psicologia da Saúde

Objetivos do Curso/Perfil do profissional a ser formado:

O Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde tem como objetivo a formação e qualificação de pesquisadores e docentes, no âmbito da Psicologia da Saúde e áreas afins, buscando levantar novas demandas e problemas de saúde individual e coletiva, contribuindo com sua compreensão e transformação a partir dos conhecimentos da Psicologia e de disciplinas afins, com vistas à promoção da saúde, qualidade de vida, e bem estar das populações da nossa região.

Linhas de Pesquisa:

  • Processos psicossociais e saúde;
  • Trabalho, Saúde e Subjetividade.

Lato Sensu

Especialização em Educação Física Escolar
Coordenadora: Profª Drª Elaine Melo de Brito Costa
E-mail: sec.latosensu@uepb.edu.br