18 de outubro de 2017

A coordenação do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Universidade Estadual da Paaraíba (UEPB), realiza no próximo dia 26 de outubro, a partir das 8h30, no Auditório I da Central de Integração Acadêmica, no Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande, um minicurso sobre o uso de dados genômicos em estudos na área da Saúde.

O minicurso abordará uma das principais metodologias de análises utilizadas na identificação de variantes genéticas responsáveis por doenças mendelianas e complexas, a partir da técnica de genotipagem em larga escala (SNP-array): o estudo de associação genômica ampla (GWAS, Genome-Wide Association Study).

A atividade será dividida em duas partes, onde na primeira serão retomados os conhecimentos de genética básica, como os conceitos de haplótipo e de desequilíbrio de ligação, assim como conhecimentos de genética médica e de populações. Na segunda parte será explicada a técnica de SNP-array, assim como os alcances e limites do GWAS.

O palestrante do minicurso é o professor Leandro Ucela Alves, pós-doutorando do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública. Ele é mestre pelo Programa de Morfologia e Genética da Universidade Federal de São Paulo e doutor pelo Programa de Genética e Biologia Evolutiva da Universidade de São Paulo. Atualmente, está desenvolvendo o estudo “Saúde, Bem Estar e Envelhecimento – SABE” na Paraíba, juntamente com as professoras do Mestrado em saúde Pública, Silvana Santos e Tarciana Meneses.

Segundo documento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal em Nível Superior (Capes), um dos temas que são estratégicos na área da Saúde Coletiva é a “Epidemiologia Genética”, campo emergente que articula a epidemiologia à genética. Busca-se compreender, nesses estudos, a relação entre as variantes genéticas na sua interação com o ambiente para determinação de características humanas, como doenças e agravos. Os participantes do minicurso receberão declaração de participação na atividade.

O post Pós-Graduação em Saúde Pública da UEPB promove minicurso sobre estudos com dados genômicos apareceu primeiro em UEPB.