6 de dezembro de 2017

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) promoverá entre os dias 29 de janeiro e 1º de fevereiro de 2018 a segunda edição da Escola de Verão em Desenvolvimento de Medicamentos Fitoterápicos. O evento apresenta temas relevantes sobre plantas medicinais e fitoterápicas, a partir de explanações de pesquisadores nas áreas de Tecnologia Farmacêutica e Controle de Qualidade de Medicamentos. A atividade é uma iniciativa do Laboratório de Desenvolvimento e Ensaios de Medicamentos (LABDEM) da Instituição.

A coordenação do evento disponibilizou 70 vagas destinadas à estudantes de graduação, pós-graduação, pesquisadores e profissionais da área. Para participar os interessados devem fazer uma pré-inscrição entre os dias 7 e 10 de dezembro, enviando e-mail para o endereço labdem.uepb@gmail.com, contendo nome, titulação, informações pessoais, além do motivo pelo qual está disposto a participar da Escola de Verão. No dia 14 do mesmo mês será divulgada uma lista com os 70 inscritos selecionados que deverão confirmar, entre os dias 15 e 28 de dezembro, sua participação na atividade.

Serão realizadas durante os quatro dias de evento várias palestras, além da oferta de cinco minicursos que abordarão temas das áreas em destaque. De acordo com a professora Ana Cláudia Dantas Medeiros, coordenadora do LABDEM, a principal contribuição do evento será despertar nos participantes a importância da produção de medicamentos fitoterápicos para o setor produtivo nacional e para a sociedade, através das Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, enfatizando a importância da utilização das drogas vegetais padronizadas e seus respectivos usos para a população assistida pelo SUS.

“Esperamos consolidar a parceria com os grupos de pesquisas e desenvolvimento tecnológico nacional, tendo como consequência o aumento tanto no número quanto na qualidade dos produtos desenvolvidos pela UEPB, pelas publicações, pelos trabalhos apresentados em eventos, bem como nas orientações de doutorado, mestrado e iniciação científica”, projetou a professora, ressaltando que todos os pesquisadores palestrantes e ministrante de oficinas são oriundos de grandes centros de pesquisa na área.

Os minicursos à disposição para os participantes são os seguintes: “Atividade antimicrobiana”, “Farmacologia de Produtos Naturais”, “Assistência farmacêutica de medicamentos fitoterápicos”, “Farmacêutica aplicada a medicamentos fitoterápicos” e “Fitoquímica”. Todos os participantes receberão certificado com 40 horas/aula pela frequência no evento. As atividades da 2ª Escola de Verão em Desenvolvimento de Medicamentos Fitoterápicos devem acontecer no Departamento de Farmácia da UEPB, localizado no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), no Câmpus de Bodocongó.

Mais informações sobre inscrições, programação completa, comissão organizadora e outros assuntos referentes ao evento estão disponíveis no site http://labdemuepb.wixsite.com/evfit.

Texto: Givaldo Cavalcanti

O post Pós em Ciências Farmacêuticas realiza 2ª Escola de Verão em Desenvolvimento de Medicamentos Fitoterápicos apareceu primeiro em UEPB.