5 de março de 2021

O Programa de Educação pelo Trabalho (PET) para a Saúde Interprofissionalidade, desenvolvido pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande, realiza no próximo 19 de março o Seminário “Saúde e Interprofissionalidade: a formação do profissional de saúde na UEPB e o trabalho interprofissional”. O evento tem uma carga horária de 8 horas, e por conta da pandemia será realizado de forma virtual, com transmissão no canal Rede UEPB no Youtube

O Seminário será aberto pela professora Rilva Suely de Castro Cardoso Lucas, coordenadora do PET, com a particiação dos Gestores que apoiam o projeto. Em seguida, será exibido um documentário sobre a Experiência do PET Saúde na UEPB, seguido da Roda de Conversa “Trabalho Interprofissional e cuidado em Saúde: componente curricular em discussão”. À tarde acontece a Mesa redonda “Desafios e experiências na implantação do componente curricular”, que terá como palestrantes as professoras Marina Peduzzi e Ramona Fernanda Ceriotti Toassi. Marina Peduzzi da Associada Sênior da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, enquanto Ramosa Fernanda é da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

O evento tem como público-alvo professores, estudantes, PETianos da UEPB e de outras IES, preceptores do serviço de Saúde, membros dos NDEs e Colegiados dos cursos do Centro de Ciências Biológicas da Saúde (CCBS), além de gestores da UEPB, da Secretaria de Saúde de Campina Grande e demais profissionais vinculados à área. O PET Saúde Interprofissionalidade é um programa indutor da formação na área da Saúde para o desenvolvimento de mudanças curriculares alinhadas às Diretrizes Curriculares Nacionais para todos os cursos de graduação.

A iniciativa propõe a qualificação dos processos de integração ensino-serviço-comunidade, de forma articulada entre o Sistema Único de Saúde (SUS) e as instituições de ensino, promovendo a Educação Interprofissional e as Práticas Colaborativas em Saúde. O projeto tem a participação de alunos e professores dos cursos de Enfermagem, Educação Física, Farmácia, Fisioterapia, Odontologia e Psicologia, além do curso de Serviço Social. Ele conta ainda com a participação de preceptores da Atenção Básica, totalizando 56 bolsistas e 11 voluntários, distribuídos em cinco grupos tutoriais em atividade em cinco Unidades Básicas de Saúde em diferentes distritos sanitários em Campina Grande.

Durante dois anos estes grupos passaram por vários processos formativos, de estudo e aprofundamento dos temas, com importante atuação nas comunidades, em práticas colaborativas com as equipes de Saúde da Família e os usuários das comunidades que o projeto alcançou.

Texto: Severino Lopes

O post PET Saúde da Universidade Estadual realiza seminário com debate sobre interprofissionalidade apareceu primeiro em UEPB.