17 de julho de 2019

A Mostra Paraíba Aqui tem SUS tem como objetivo dar visibilidade às práticas de saúde, incentivando experiências regionais que apontam soluções para a organização do cuidado e visando à garantia do direito à saúde da população. E por trilhar esses caminhos, a pesquisa “Monitoramento da pressão arterial sistêmica entre passageiros do sexo masculino no transporte público coletivo de uma cidade paraibana”, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), foi premiada na segunda edição do evento, realizada nesta terça-feira (16), no Auditório da Unifacisa, em Campina Grande.

Vinculada ao Núcleo de Educação e Atenção em Saúde (NEAS), a pesquisa foi vencedora da Mostra que, este ano, abordou o tema “Integração da Vigilância em Saúde e Atenção Primária”. A pesquisa integra o trabalho de 10 alunos dos cursos de Farmácia, Enfermagem e Educação Física do Câmpus I da UEPB. O responsável pela apresentação foi o aluno concluinte do Curso de Farmácia, Francisco Akison. De acordo com a professora Clésia Pachú, coordenadora do NEAS e da pesquisa, o estudo abordou questões relacionadas à saúde do homem no que diz respeito à atenção preventiva e curativa da saúde.

“Nós desenvolvemos essa pequisa no Terminal de Integração de Campina Grande, por ser um local que concentra um público que sempre está com pressa, que apresenta um argumento que não tem tempo para procurar assistência médica. Essas são características bem presentes no discurso do homem, que não vai até o Sistema de Saúde. Dessa forma, é preciso voltarmos nossa atenção à medicina preventiva e não apenas curativa, quando a doença já avançou. Precisamos prevenir”, explicou a professora, afirmando que a pesquisa abordou mais de 1.500 pessoas, com 40% do público formado por homens.

Com a premiação da pesquisa, a próxima etapa será a apresentação estadual da proposta. No próximo mês de agosto, em João Pessoa, todos os projetos que foram premiados na 2ª Mostra Paraíba Aqui tem SUS nas macrorregiões de atendimento em Saúde do Estado da Paraíba serão novamente avaliados. Os trabalhos premiados nessa próxima etapa ainda serão publicados em uma revista Qualis B2. Professora Clésia ressaltou, ainda, a participação da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STTP) de Campina Grande na proposta laureada na Mostra. O evento ainda contou com a participação de mais dois projetos da UEPB: “Categorização dos níveis pressóricos em adultos passageiros de transporte público” e “Cuidado farmacêutico e tabagistas em tratamento”.

Texto: Givaldo Cavalcanti

O post Pesquisa da UEPB é premiada como melhor trabalho em Vigilância em Saúde na Mostra Paraíba Aqui tem SUS apareceu primeiro em UEPB.