5 de junho de 2019

Uma pesquisa desenvolvida na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) acaba de ser premiada como o melhor trabalho apresentado no 2º Encontro Regional de Biologia Celular e Molecular, ocorrido entre os dias 20 e 23 de maio, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Câmpus de João Pessoa. Apresentada na modalidade oral, “Análise dos atuais métodos de controle do Aedes aegypti: ênfase nos métodos moleculares”, teve como participantes os estudantes do curso de Ciências Biológicas do Câmpus de Campina Grande, Evaldo Farias Filho e Camila Cavalcante, sob a coordenação do professor Walter Fabrício Silva Martins, do Departamento de Biologia.

O trabalho, que na oportunidade foi apresentado por Evaldo Farias, faz uma síntese das interações entre variações genéticas identificadas no genoma do Aedes aegypti e as atuais tecnologias de controle vetorial. Os resultados apresentados fazem parte das atividades desenvolvidas durante o período em que o discente foi bolsista do Programa de Iniciação Científica (PIBIC) – Cota 2017/2018. Este projeto ainda conta com a participação das estudantes Ellen Martins, Maria Karolina e Rosália Ferreira, e é executado no Laboratório de Entomologia Médica e Molecular (LEMMol), do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Instituição.

De acordo com o professor Walter Fabrício, a pesquisa ainda visa identificar aspectos adaptativos, genéticos e ecológicos com implicações na eficácia dos métodos de controle contra o Aedes aegypti e, consequentemente, na transmissão de arboviroses. Atualmente, os estudos que vêm sendo desenvolvidos pelo LEMMol têm abrangência em cinco estados do Nordeste brasileiro, através de financiamento do PROPESQ/UEPB 2017 e do Wellcome Trust, do Reino Unido, uma instituição de pesquisa biomédica sediada em Londres.

Texto: Givaldo Cavalcanti

O post Pesquisa da UEPB conquista prêmio de melhor trabalho no 2º Encontro Regional de Biologia Celular e Molecular apareceu primeiro em UEPB.