Oitava turma do Mestrado em Saúde Pública da UEPB celebra conclusão de curso com Colação de Grau

24 de abril de 2018

Clique para exibir o slide.

Foi realizada no último dia 17 de abril, na Central de Integração Acadêmica, no Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande, a primeira solenidade de Colação de Grau de turma de pós-graduação da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A cerimônia marcou a conclusão do curso de Mestrado em Saúde Pública de 14 novos mestres e foi organizada pela própria turma concluinte.

Compuseram a mesa solene os professores Germano Véras Neto, coordenador geral da Pós-Graduação Strictu Sensu na UEPB; Silvana Cristina dos Santos, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública; Alexsandro Silva Coura, representante dos orientadores; Tânia Maria Ribeiro M. Figueiredo e Sayonara Maria Lia Fook, representantes dos professores.

Nos discursos dos concluintes, homenagens aos colegas de turma, mestres e familiares, além de reflexões sobre a jornada em busca de mais conhecimento e qualificação profissional. O mestrando Aguinaldo José de Araújo, como representante da turma, convidou todos os presentes a refletir sobre resiliência e ressaltou que o povo brasileiro enfrenta a cada dia ataque aos seus direitos gerais e que a Saúde e a Educação sofrem com restrições que implicam em perda no exercício da cidadania. Ele frisou que cada novo mestre assumiu um compromisso que os enriquece intelectualmente e que potencializa sua responsabilidade social enquanto formadores de opinião e defensores de um sistema de saúde universal e integral.

Já Jesana Sá fez um discurso voltado aos colegas de turma, agradecendo a parceria na pós-graduação e ressaltando que os laços de amizade estabelecidos durarão por toda a vida, devido a intensidade da experiência. “Cursando as disciplinas, não nos sentíamos sozinhos, estávamos em meio a outros colegas, buscando aprender e aperfeiçoar os nossos conhecimentos. Havia colegas que admirávamos por sua garra e comprometimento com os estudos; outros que possuíam conhecimento científico de encher os olhos; aqueles que, com esmero, conciliavam estudos, trabalho e intermináveis plantões; aqueles pais e mães de família, que se dedicavam aos seus filhos e obtinham êxito em seus compromissos acadêmicos; os recém-graduados, com uma sede de desenvolver todo o seu potencial; aqueles que cuidavam de pais ou avós enfermos, passando noites em claro, e no dia seguinte estavam apresentando belíssimos trabalhos”, destacou.

Em uma fala direcionada aos mestres, a mestranda Lívia Menezes Borralho parafraseou Paulo Freire ao citar que “quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender” para exemplificar que “ao longo desta caminhada diversas possibilidades foram construídas e, hoje, são aprendizados que começam a tomar forma e se concretizam na mais sublime expressão do esforço, cuidado e dedicação de vocês, os nossos mestres. Durante esta jornada os teus ensinamentos nos permitiram criar caminhos dignos, alicerçados na ansiedade de provocar mudanças mesmo em meio a tantas adversidades”.

A mestranda Amanda Soares falou aos pais e enfatizou que eles “são os responsáveis pela nossa educação desde o início, foram os nossos primeiros mestres, primeiros formadores, e a cada desafio de aprendizagem, lá estavam vocês permeando e aparando as arestas que eram necessárias para o nosso melhor desempenho. A sinceridade que as vezes doía, foi primordial para nos ensinar a ser um humano melhor todos os dias”.

Texto: Tatiana Brandão
Fotos: Divulgação

O post Oitava turma do Mestrado em Saúde Pública da UEPB celebra conclusão de curso com Colação de Grau apareceu primeiro em UEPB.