14 de novembro de 2019

O Núcleo de Educação e Atenção em Saúde (NEAS) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) realiza, entre os dias 10 e 12 de dezembro, no Auditório da Biblioteca Central, no Câmpus de Bodocongó, o 5º Fórum da Dependência Química da Cidade de Campina Grande, um espaço de discussão sobre os desafios provocados pelo uso, abuso e dependência do tabaco, álcool e outras drogas. Este ano, o evento tem como tema “Iniciação ao consumo de substâncias psicoativas”.

Conforme os organizadores do evento, o uso indevido de drogas psicoativas entre crianças e adolescentes se apresenta como grave problema de saúde pública, gerando sérios impactos cognitivos, psíquicos, físicos e sociais neste perfil populacional. Levantamento nacional sobre o consumo de drogas psicotrópicas entre estudantes de Ensino Fundamental e Médio da rede pública e privada, realizado pelo CEBRID, em 2010, detectou que 42,4% desse público já haviam usado álcool na vida; 9,6% consumiram tabaco e 15,4% utilizaram outras drogas.

De acordo com a organizadora do evento, professora Clésia Pachú, a iniciativa anual tem como objetivo oferecer uma contribuição para a reflexão biopsicossocial da temática, apresentando propostas para a melhoria da qualidade de vida de todos que compõem a sociedade. O Fórum aberto para o público em geral interessado na temática. “O período da infância e da adolescência é considerado como fase responsável pelo desenvolvimento de potencialidades individuais, pessoais e interpessoais, desenvolvimento cognitivo acentuado e ampliação de habilidades para tomada de decisões. Percebe-se a utilização indevida de drogas psicoativas como forma possível de lidar com complexidades e dificuldades do dia a dia e precisamos alertar a todos sobre os riscos”, destaca Clésia.

As inscrições dos participantes estão sendo feitas mediante envio de nome completo, telefone de contato, local de trabalho ou estudo, e e-mail para envio do certificado para o endereço circularsaude.uepb@gmail.com. A ação, conta com o apoio do Grupo de Estudos e Pesquisas em Saúde/Doença e Direitos Sociais (GEPSADDS) e do Programa de Educação e Prevenção ao Uso de Álcool, Tabaco e Outras Drogas (PEPAD). Outras informações podem ser obtidas no site www.circularsaude.uepb.edu.br.

Texto: Tatiana Brandão

O post Núcleo de Educação e Atenção em Saúde da UEPB promove 5º Fórum da Dependência Química de CG apareceu primeiro em UEPB.