Núcleo de Educação e Atenção em Saúde da UEPB está com inscrições abertas para seleção do PEPAD

8 de fevereiro de 2017

O Núcleo de Educação e Atenção em Saúde (NEAS) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) inscreve, até o dia 13 de fevereiro, estudantes interessados em participar do processo seletivo para o Programa Educação e Prevenção ao Uso de Álcool, Tabaco e outras Drogas (PEPAD). Ao todo estão sendo disponibilizadas 10 vagas. Podem participar da seleção estudantes que estejam regularmente matriculados em qualquer curso do Câmpus I, contanto que o interessado tenha disponibilidade de 12 horas semanais para atividades do Programa, ter o coeficiente de rendimento escolar (CRE) igual ou superior a 7,0 (sete) e autonomia.

Para se inscrever o candidato deve enviar a ficha de inscrição preenchida e o histórico escolar para o e-mail: circularsaude@uepb.edu.br. Os candidatos serão submetidos a atividade escrita versando sobre o controle da dependência química, que será realizada na quarta-feira (14), às 9h, no auditório da Biblioteca Central da UEPB.

Os candidatos aprovados na primeira etapa serão convocados para entrevistas visando avaliar o perfil e interesse do candidato em exercer as atividades do PEPAD. Esta etapa será realizada após divulgação do resultado da seleção, nos turnos manhã e tarde, na Sede do NEAS, localizada no 1º andar do Prédio da Administração Central. O candidato convocado para entrevista que não comparecer ao local na data e horário estabelecidos estará automaticamente eliminado do processo seletivo. O resultado final da seleção será divulgado no dia 20 de fevereiro, por meio do site www.circularsaude.uepb.edu.br.

Na atualidade, o PEPAD contempla 12 projetos de intervenção social que estão vinculados às atividades de pesquisa desenvolvidas pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Saúde/Doença e Direitos Sociais (GEPSADDS/UEPB/CNPQ). A atuação do NEAS se desenvolve por meio de atividades acadêmicas no tocante as políticas públicas vigentes no país em especial a Política de Saúde do Trabalhador e sobre Drogas.

Neste contexto, busca-se a prevenção de morbimortalidades, promoção de ambientes saudáveis e reinserção social. As referidas intervenções são realizadas em instituições públicas como escolas e centros de atendimento psicossocial e, comunidades em geral. Dessa forma, o Núcleo desenvolve um trabalho acerca da implantação dos ambientes 100 % livres de fumo no Câmpus I da UEPB. Tal atividade reflete a necessidade de assegurar os Equipamentos de Proteção Coletivas (EPCs) frente a comunidade acadêmica e visitantes da Instituição.

Texto: Givaldo Cavalcanti