9 de março de 2018

O número de novos casos registrados na Paraíba de pessoas com tuberculose tem chamado atenção da comunidade da Saúde. De acordo com o Núcleo de Doenças Endêmicas da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), somente em 2017 foram diagnosticados 1.125 novos casos da doença em todo o Estado, alertando para a necessidade de uma atenção especial sobre o tema. Como forma de combater esse cenário, durante toda a próxima terça-feira (13) será realizado o 1º Seminário Multiprofissional em Tuberculose, que terá como tema “O papel da Extensão Universitária no diagnóstico da Tuberculose”.

A iniciativa será desenvolvida em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado da Paraíba e acontecerá em dois locais. De manhã, das 9h às 12h, as atividades serão desenvolvidas no Laboratório de Tuberculose, instalado na Rua Rio Branco, 584, no bairro da Prata. Já à tarde, das 13h às 17h, serão no Auditório do Departamento de Psicologia, no Câmpus de Bodocongó. Nesse turno serão realizadas mesas redondas e discussões científicas acerca do tema. Irão participar profissionais da área da Saúde de 50 municípios da região, além de estudantes de graduação e pós-graduação da UEPB. A inscrição para a participação no turno da tarde é gratuita e poderá ser feita no credenciamento, a partir das 13h.

De acordo com a professora Tânia Ribeiro, uma das coordenadoras do evento, este seminário se reveste de grande importância pela necessidade de ampliar as atividades de busca ativa e a oportunidade de acesso ao diagnóstico laboratorial de forma rápida. “Além de promover toda a discussão acerca do tema, nós também temos o objetivo de divulgar o Laboratório de Tuberculose para que as pessoas tenham conhecimento de onde podem buscar tratamento. Toda essa ação está vinculada ao Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose”, acrescentou a professora.

Para ampliar a rede de combate a doença, a professora Tânia também informou que o Laboratório de Farmácia da UEPB passará a oferecer o teste tuberculínico, usado para determinar se a pessoa tem tuberculose. Mais informações sobre o evento e o atendimento de pacientes com sintomas da doença podem ser obtidas pelos telefones (83) 3315-3496 / 3218-7326 ou pelo e-mail tuberculosepb@gmail.com. Confira a programação completa clicando AQUI.

Texto: Givaldo Cavalcanti

O post Núcleo de Doenças Endêmicas da UEPB promove seminário multiprofissional com foco em tuberculose apareceu primeiro em UEPB.