Núcleo de Biossegurança em Saúde da UEPB realiza ações de prevenção e combate às hepatites virais

26 de julho de 2017

Clique para exibir o slide.

Em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, a ser lembrado no próximo dia 28 de julho, o Núcleo Universitário de Biossegurança em Saúde (NUBS) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) realizou nesta quarta-feira (26) uma ação voltada para a prevenção e combate dessas doenças. A ação aconteceu na sala do NUBS, localizada no Departamento de Odontologia, Câmpus de Campina Grande, e mobilizou estudantes e professores dos cursos de Odontologia, Enfermagem e Psicologia.

Na ocasião foram oferecidas várias atividades relacionadas à prevenção das hepatites virais, como vacina contra hepatite B e gripe influenza (H1N1), além de aplicadas doses de DTP contra tétano e difteria. Em outra sala, foram ofertados testes de hepatite dos tipos B e C e do HIV. A ação foi aberta para estudantes, servidores da Instituição, pacientes das Clínicas Escolas e a comunidade em geral. Toda a ação foi acompanhada pelo professor de Enfermagem Erijacson Damião, que aproveitou a ocasião para fornecer várias dicas preventivas das doenças virais, além de reforçar a importância das vacinas.

As vacinas foram aplicadas por estudantes de Enfermagem; os testes feitos pela bióloga Marina de Sousa; enquanto os estudantes de Odontologia ligados ao NUBS ficaram responsáveis pela divulgação da ação. Alguns estudantes de Psicologia também aturaram dando apoio a ação preventiva. “Tem sido uma ação proveitosa, o que mostra o interesse das pessoas em se precaver dessas doenças” ressaltou a estudante Natália Medeiros Andrade, do 1º período de Odontologia. A estudante Lilian Rodrigues, do 6º período de Enfermagem, aproveitou a ação para exercitar os conhecimentos adquiridos em sala de aula e, juntamente com outros estudantes do curso, realizou a aplicação das vacinas.

Responsável pela coordenação do evento, a bióloga Marina de Sousa Gomes destacou a participação da comunidade e ressaltou a importância das vacinas e testes para prevenir as hepatites virais. O motorista Vanderley Severino mora em Arara e trabalha transportando estudantes para a UEPB. Ele ficou sabendo da ação e não perdeu tempo. Fez os três testes ofertados na atividade. “É importante aproveitar oportunidades como essa para cuidar da saúde”, disse. O resultado dos testes feitos nesta quarta-feira serão entregues na próxima semana.

As hepatites virais são patologias que acometem milhares de brasileiros todos os anos. Conforme dados oficiais do Ministério da Saúde, de 1999 a 2015 foram notificados 514.678 casos confirmados de hepatites virais no país. Apesar da gravidade dessas doenças, estudos do Ministério da Saúde mostram que 90% dos casos de hepatite, principalmente a do tipo C, são curáveis quando a doença é diagnosticada em sua fase inicial.

Segundo a professora Criseuda Maria Benício Barros, coordenadora do Núcleo Universitário de Biossegurança em Saúde, a atividade é importante para buscar reduzir os índices de casos confirmados dessas patologias na Paraíba, uma vez que, segundo o Sinan, somente no ano de 2015 foram confirmados 174 casos de hepatites virais em todo o Estado.

Texto: Severino Lopes
Fotos: J.Cesar