CCBS

CCBS

Centro de Ciências Biológicas e da Saúde

Núcleo de Biossegurança em Saúde da UEPB promove ação de prevenção auditiva com profissionais de Odontologia

11 de julho de 2019
Núcleo de Biossegurança em Saúde da UEPB promove ação de prevenção auditiva com profissionais de Odontologia

A exposição em ambientes com ruídos constantes é uma das principais causas do surgimento de problemas de perda da audição em diversas profissões. E para alertar sobre esses riscos, bem como orientar e promover um atendimento pessoal, o Núcleo Universitário de Biossegurança em Saúde (NUBS) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), realizou, na manhã desta quinta-feira (11), no Departamento de Odontologia da Instituição, uma palestra sobre perda auditiva induzida pelo risco ocupacional em cirurgiões dentistas. Os participantes também se submeteram a testes de audiometria como forma de verificação da saúde do ouvido.

A palestra foi ministrada pelas professoras Janaína Benício Marques e Lúcia Helena Marques de Almeida Lima, que abordaram os cuidados que os profissionais dentistas precisam ter em relação à exposição corrida aos ruídos provenientes dos equipamentos utilizados nos consultórios, bem como os cuidados com a audição, os sintomas mais comuns que podem acarretar perda auditiva, além da prevenção necessária para o desenvolvimento saudável das atividades profissionais. Janaína Benício, que é fonoaudióloga e especialista em audiologia, salientou a relevância do uso dos equipamentos de proteção individual (EPIs) como instrumentos importantes na prevenção da saúde.

“O profissional dentista é exposto constantemente a ruídos que podem provocar problemas auditivos. Há estudos que indicam que ele tem a mesma exposição que um operário de construção civil, por exemplo. Mas esse operário usa os EPIs, são fiscalizados, enquanto o dentista não. E essa exposição implica diretamente na questão da saúde. Por isso é normal que esses profissionais, sendo expostos a barulhos constantes, sintam os principais sintomas que são o surgimento de um zumbido no ouvido ou a dificuldade de compreensão na fala, e até mesmo a falta de percepção dos sons ambientais”, explicou Janaína.

Ao longo da palestra foram abordados assuntos relacionados à conscientização de estudantes e profissionais sobre a prevenção da perda auditiva na Odontologia, a atenção ao surgimento dos sintomas, o monitoramento do paciente caso ele apresente um quadro elevado de dificuldade de ouvir, além da orientação especializada para o tratamento. “A perda auditiva pode ser causada pelo processo de envelhecimento, doenças, acidentes, como também por atividades laborais. Por isso nós alertamos esses profissionais dentistas sobre a necessidade de atentar sobre a localização de aparelhos que emitem ruídos constantes, o isolamento acústico de determinadas áreas e, acima de tudo, a conscientização do uso de protetores auriculares que são fundamentais nesses casos”, disse a docente.

A professora do Departamento de Odontologia, Criseuda Maria Benício Barros, que também é coordenadora do Núcleo Universitário de Biossegurança em Saúde da UEPB, destacou a importância de uma discussão como essa, além da oportunidade desses profissionais se submeterem a avaliações clínicas para que seja verificado se há existência de problemas de perda de audição devido ao exercício da profissão de dentista. “São questões importantes para que esses profissionais avaliarem, já que a saúde é algo fundamental na vida do trabalhador”, afirmou Criseuda.

Após a palestra, todos os participantes se dirigiram ao NUBS para se submeterem à audiometria. Esse exame tem como objetivo principal a avaliação audiológica para determinar a integridade do sistema auditivo, além de identificar tipo, grau e configuração da perda auditiva em cada orelha, caso o paciente apresente esse quadro. Gilmana Carneiro foi uma das primeiras a se submeter a essa avaliação e valorizou a oportunidade de realizar o exame.

“Na Universidade, quando falamos em EPIs, prestamos atenção mais na proteção usando luvas e óculos. Não temos o hábito de usar os protetores auriculares. Mas após uma palestra como essa, que mostrou a necessidade deles e os riscos à saúde que o não uso acarreta, percebemos que é fundamental que eles façam parte do nosso trabalho. Muitas vezes não usamos porque temos dificuldade em ouvir o paciente na hora do atendimento, mas é uma realidade que temos de nos adaptar. Além disso, tivemos a chance de fazer um teste de audiometria que, para mim, foi muito importante para verificar como está a saúde do meu ouvido. Eu nunca havia feito esse teste antes e, a partir de agora, pretendo ficar mais atenta caso apareça algum sintoma”, afirmou Gilmana.

Texto e fotos: Givaldo Cavalcanti

O post Núcleo de Biossegurança em Saúde da UEPB promove ação de prevenção auditiva com profissionais de Odontologia apareceu primeiro em UEPB.

FAF deciding on filters on post to be syndicated:

Pós em Ciências Farmacêuticas promove workshop com debates sobre desenvolvimento de bioprodutos

Array ( [post_title] => Pós em Ciências Farmacêuticas promove workshop com debates sobre desenvolvimento de bioprodutos [post_content] =>

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) realiza, nos dias 3 e 4 de setembro, seu segundo workshop que, nesta edição, traz a temática “Produtos naturais: Química, Farmacologia e desenvolvimento de bioprodutos”.

As inscrições para os interessados em participar do evento estão sendo realizadas através do formulário https://cpcon.uepb.edu.br/forms/responderformulario/227. A atividade contará com a participação do professor Fábio Boylan, pós-doutor pela School of Pharmacy, Trinity College Dublin, Universidade de Dublin, na Irlanda, que ministrará a palestra de abertura do evento.

Dentro da programação do workshop haverá debates sobre temas como “Produtos naturais com potencial para proteção da integridade da mucosa em doença de refluxo gastroesofágico”, “Espécies vegetais do Nordeste brasileiro como fonte de produtos bioativos para tratamento de doenças inflamatórias”, “Desenvolvimento tecnológico de medicamento fitoterápico inovador a partir de extratos padronizados”.

E, ainda, “Isolamento e identificação de metabólicos secundários oriundos de plantas medicinais e organismos marinhos”, “Atividade cardiovascular de plantas medicinais do semiárido”, “A ‘nova’ terapêutica dos fitoterápicos”, “Rede Norte/Nordeste de fitoprodutos”, “Indústria com foco em P&D de produtos naturais”.

Outras informações sobre o evento podem ser encontradas no site https://ppgcfworkshop.wixsite.com/uepb, pelo e-mail ppgcfworkshop@gmail.com, pela rede social Instagram (https://www.instagram.com/ppgcfuepb/) ou pelo telefone (83) 3315-3526. Os participantes do 2º Workshop do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da UEPB receberão certificados de 20 horas/aula.

Texto: Tatiana Brandão

O post Pós em Ciências Farmacêuticas promove workshop com debates sobre desenvolvimento de bioprodutos apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) realiza, nos dias 3 e 4 de setembro, seu segundo workshop que, nesta edição, traz a temática “Produtos naturais: Química, Farmacologia e desenvolvimento de bioprodutos”. As inscrições para os interessados em participar do evento estão sendo realizadas através do formulário https://cpcon.uepb.edu.br/forms/responderformulario/227. A Leia Mais...

O post Pós em Ciências Farmacêuticas promove workshop com debates sobre desenvolvimento de bioprodutos apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2019-08-13 15:26:54 [post_date] => 2019-08-13 15:26:54 [post_modified_gmt] => 2019-08-13 15:26:54 [post_modified] => 2019-08-13 15:26:54 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=50415 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CCBS – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccbs/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/pos-graduacao-em-ciencias-farmaceuticas-promove-workshop-com-debates-sobre-desenvolvimento-de-bioprodutos/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/pos-graduacao-em-ciencias-farmaceuticas-promove-workshop-com-debates-sobre-desenvolvimento-de-bioprodutos/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccbs/feed/ [syndication_feed_id] => 6 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/pos-graduacao-em-ciencias-farmaceuticas-promove-workshop-com-debates-sobre-desenvolvimento-de-bioprodutos/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => daa38b5995a6e533bbc75318f7b60af5 [1] => e762f349d9f5525f67fee34430ce044b ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 15 [1] => 8 [2] => 5 [3] => 11 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => pos-graduacao-em-ciencias-farmaceuticas-promove-workshop-com-debates-sobre-desenvolvimento-de-bioprodutos__trashed )

Doing filter:faf_image_filter

Execute image filter

Image process

Local save:https://i0.wp.com/www.uepb.edu.br/wp-content/uploads/2019/08/Workshop-Ci%C3%AAncias-Farmac%C3%AAuticas.png

Image process :: Saving local image

grab remote location : https://i0.wp.com/www.uepb.edu.br/wp-content/uploads/2019/08/Workshop-Ci%C3%AAncias-Farmac%C3%AAuticas.png

Image exists, checking for same file size

Replacing images : - ON

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) realiza, nos dias 3 e 4 de setembro, seu segundo workshop que, nesta edição, traz a temática “Produtos naturais: Química, Farmacologia e desenvolvimento de bioprodutos”.

As inscrições para os interessados em participar do evento estão sendo realizadas através do formulário https://cpcon.uepb.edu.br/forms/responderformulario/227. A atividade contará com a participação do professor Fábio Boylan, pós-doutor pela School of Pharmacy, Trinity College Dublin, Universidade de Dublin, na Irlanda, que ministrará a palestra de abertura do evento.

Dentro da programação do workshop haverá debates sobre temas como “Produtos naturais com potencial para proteção da integridade da mucosa em doença de refluxo gastroesofágico”, “Espécies vegetais do Nordeste brasileiro como fonte de produtos bioativos para tratamento de doenças inflamatórias”, “Desenvolvimento tecnológico de medicamento fitoterápico inovador a partir de extratos padronizados”.

E, ainda, “Isolamento e identificação de metabólicos secundários oriundos de plantas medicinais e organismos marinhos”, “Atividade cardiovascular de plantas medicinais do semiárido”, “A ‘nova’ terapêutica dos fitoterápicos”, “Rede Norte/Nordeste de fitoprodutos”, “Indústria com foco em P&D de produtos naturais”.

Outras informações sobre o evento podem ser encontradas no site https://ppgcfworkshop.wixsite.com/uepb, pelo e-mail ppgcfworkshop@gmail.com, pela rede social Instagram (https://www.instagram.com/ppgcfuepb/) ou pelo telefone (83) 3315-3526. Os participantes do 2º Workshop do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da UEPB receberão certificados de 20 horas/aula.

Texto: Tatiana Brandão

O post Pós em Ciências Farmacêuticas promove workshop com debates sobre desenvolvimento de bioprodutos apareceu primeiro em UEPB.

Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CCBS – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccbs/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/pos-graduacao-em-ciencias-farmaceuticas-promove-workshop-com-debates-sobre-desenvolvimento-de-bioprodutos/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/pos-graduacao-em-ciencias-farmaceuticas-promove-workshop-com-debates-sobre-desenvolvimento-de-bioprodutos/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccbs/feed/ [syndication_feed_id] => 6 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/pos-graduacao-em-ciencias-farmaceuticas-promove-workshop-com-debates-sobre-desenvolvimento-de-bioprodutos/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => daa38b5995a6e533bbc75318f7b60af5 [1] => e762f349d9f5525f67fee34430ce044b ) )

Execute : Enclosure images

Enclosure save:

Array ( [0] => )

No match on

Decide filter: Returning post, everything seems orderly :Pós em Ciências Farmacêuticas promove workshop com debates sobre desenvolvimento de bioprodutos

Array ( [post_title] => Pós em Ciências Farmacêuticas promove workshop com debates sobre desenvolvimento de bioprodutos [post_content] =>

Pós em Ciências Farmacêuticas promove workshop com debates sobre desenvolvimento de bioprodutos

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) realiza, nos dias 3 e 4 de setembro, seu segundo workshop que, nesta edição, traz a temática “Produtos naturais: Química, Farmacologia e desenvolvimento de bioprodutos”.

As inscrições para os interessados em participar do evento estão sendo realizadas através do formulário https://cpcon.uepb.edu.br/forms/responderformulario/227. A atividade contará com a participação do professor Fábio Boylan, pós-doutor pela School of Pharmacy, Trinity College Dublin, Universidade de Dublin, na Irlanda, que ministrará a palestra de abertura do evento.

Dentro da programação do workshop haverá debates sobre temas como “Produtos naturais com potencial para proteção da integridade da mucosa em doença de refluxo gastroesofágico”, “Espécies vegetais do Nordeste brasileiro como fonte de produtos bioativos para tratamento de doenças inflamatórias”, “Desenvolvimento tecnológico de medicamento fitoterápico inovador a partir de extratos padronizados”.

E, ainda, “Isolamento e identificação de metabólicos secundários oriundos de plantas medicinais e organismos marinhos”, “Atividade cardiovascular de plantas medicinais do semiárido”, “A ‘nova’ terapêutica dos fitoterápicos”, “Rede Norte/Nordeste de fitoprodutos”, “Indústria com foco em P&D de produtos naturais”.

Outras informações sobre o evento podem ser encontradas no site https://ppgcfworkshop.wixsite.com/uepb, pelo e-mail ppgcfworkshop@gmail.com, pela rede social Instagram (https://www.instagram.com/ppgcfuepb/) ou pelo telefone (83) 3315-3526. Os participantes do 2º Workshop do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da UEPB receberão certificados de 20 horas/aula.

Texto: Tatiana Brandão

O post Pós em Ciências Farmacêuticas promove workshop com debates sobre desenvolvimento de bioprodutos apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) realiza, nos dias 3 e 4 de setembro, seu segundo workshop que, nesta edição, traz a temática “Produtos naturais: Química, Farmacologia e desenvolvimento de bioprodutos”. As inscrições para os interessados em participar do evento estão sendo realizadas através do formulário https://cpcon.uepb.edu.br/forms/responderformulario/227. A Leia Mais...

O post Pós em Ciências Farmacêuticas promove workshop com debates sobre desenvolvimento de bioprodutos apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2019-08-13 15:26:54 [post_date] => 2019-08-13 15:26:54 [post_modified_gmt] => 2019-08-13 15:26:54 [post_modified] => 2019-08-13 15:26:54 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=50415 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CCBS – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccbs/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/pos-graduacao-em-ciencias-farmaceuticas-promove-workshop-com-debates-sobre-desenvolvimento-de-bioprodutos/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/pos-graduacao-em-ciencias-farmaceuticas-promove-workshop-com-debates-sobre-desenvolvimento-de-bioprodutos/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccbs/feed/ [syndication_feed_id] => 6 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/pos-graduacao-em-ciencias-farmaceuticas-promove-workshop-com-debates-sobre-desenvolvimento-de-bioprodutos/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => daa38b5995a6e533bbc75318f7b60af5 [1] => e762f349d9f5525f67fee34430ce044b ) [faf_process_image] => 264423 ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 15 [1] => 8 [2] => 5 [3] => 11 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => pos-graduacao-em-ciencias-farmaceuticas-promove-workshop-com-debates-sobre-desenvolvimento-de-bioprodutos__trashed )

FAF deciding on filters on post to be syndicated:

Divulgada relação de classificados para quarta etapa da seleção de plantonistas para o CIATOX-CG

Array ( [post_title] => Divulgada relação de classificados para quarta etapa da seleção de plantonistas para o CIATOX-CG [post_content] =>

O Departamento de Farmácia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) divulgou, nesta sexta-feira (2), a relação de candidatos classificados para a quarta etapa da seleção de platonistas para o Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Campina Grande (CIATOX-CG). O treinamento em serviço será realizado entre os dias 12 de agosto e 8 de setembro.

Ao final do período do estágio será aplicada uma prova de conhecimentos específicos, como forma de avaliação final. Só receberá certificado o plantonista quem fizer a avaliação final e cumprir o período mínimo de seis meses ou o máximo de um ano de permanência no estágio.

Estão sendo selecionados alunos dos cursos de Farmácia (entre o 7º e 10º período), Enfermagem (entre o 7º e 9º período), Medicina (entre o 5º e 10º período) e Biologia (entre o 6º e 9º período). Os horários do treinamento serão enviados por e-mail para os candidatos aprovados nesta fase. Confira a relação de candidatos aptos para a quarta etapa da seleção clicando AQUI.

O post Divulgada relação de classificados para quarta etapa da seleção de plantonistas para o CIATOX-CG apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

O Departamento de Farmácia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) divulgou, nesta sexta-feira (2), a relação de candidatos classificados para a quarta etapa da seleção de platonistas para o Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Campina Grande (CIATOX-CG). O treinamento em serviço será realizado entre os dias 12 de agosto e 8 de setembro. Leia Mais...

O post Divulgada relação de classificados para quarta etapa da seleção de plantonistas para o CIATOX-CG apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2019-08-02 12:46:00 [post_date] => 2019-08-02 12:46:00 [post_modified_gmt] => 2019-08-02 12:46:00 [post_modified] => 2019-08-02 12:46:00 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=50178 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CCBS – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccbs/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/divulgada-relacao-de-classificados-para-quarta-etapa-da-selecao-de-plantonistas-para-o-ciatox-cg/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/divulgada-relacao-de-classificados-para-quarta-etapa-da-selecao-de-plantonistas-para-o-ciatox-cg/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccbs/feed/ [syndication_feed_id] => 6 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/divulgada-relacao-de-classificados-para-quarta-etapa-da-selecao-de-plantonistas-para-o-ciatox-cg/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => 75a7d7f2100a9eb123b603aa20bc7c89 [1] => 19ce6c3c32810bbfa563cfb552f638ef ) ) [post_type] => post [post_author] => 39 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 8 [1] => 5 [2] => 9 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => departamento-de-farmacia-divulga-classificados-para-quarta-etapa-da-selecao-do-ciatox-cg )

Doing filter:faf_image_filter

Execute image filter

Image process

No image matches

Array ( )

Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CCBS – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccbs/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/divulgada-relacao-de-classificados-para-quarta-etapa-da-selecao-de-plantonistas-para-o-ciatox-cg/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/divulgada-relacao-de-classificados-para-quarta-etapa-da-selecao-de-plantonistas-para-o-ciatox-cg/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccbs/feed/ [syndication_feed_id] => 6 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/divulgada-relacao-de-classificados-para-quarta-etapa-da-selecao-de-plantonistas-para-o-ciatox-cg/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => 75a7d7f2100a9eb123b603aa20bc7c89 [1] => 19ce6c3c32810bbfa563cfb552f638ef ) )

Execute : Enclosure images

Enclosure save:

Array ( [0] => )

No match on

Decide filter: Returning post, everything seems orderly :Divulgada relação de classificados para quarta etapa da seleção de plantonistas para o CIATOX-CG

Array ( [post_title] => Divulgada relação de classificados para quarta etapa da seleção de plantonistas para o CIATOX-CG [post_content] =>

O Departamento de Farmácia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) divulgou, nesta sexta-feira (2), a relação de candidatos classificados para a quarta etapa da seleção de platonistas para o Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Campina Grande (CIATOX-CG). O treinamento em serviço será realizado entre os dias 12 de agosto e 8 de setembro.

Ao final do período do estágio será aplicada uma prova de conhecimentos específicos, como forma de avaliação final. Só receberá certificado o plantonista quem fizer a avaliação final e cumprir o período mínimo de seis meses ou o máximo de um ano de permanência no estágio.

Estão sendo selecionados alunos dos cursos de Farmácia (entre o 7º e 10º período), Enfermagem (entre o 7º e 9º período), Medicina (entre o 5º e 10º período) e Biologia (entre o 6º e 9º período). Os horários do treinamento serão enviados por e-mail para os candidatos aprovados nesta fase. Confira a relação de candidatos aptos para a quarta etapa da seleção clicando AQUI.

O post Divulgada relação de classificados para quarta etapa da seleção de plantonistas para o CIATOX-CG apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

O Departamento de Farmácia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) divulgou, nesta sexta-feira (2), a relação de candidatos classificados para a quarta etapa da seleção de platonistas para o Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Campina Grande (CIATOX-CG). O treinamento em serviço será realizado entre os dias 12 de agosto e 8 de setembro. Leia Mais...

O post Divulgada relação de classificados para quarta etapa da seleção de plantonistas para o CIATOX-CG apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2019-08-02 12:46:00 [post_date] => 2019-08-02 12:46:00 [post_modified_gmt] => 2019-08-02 12:46:00 [post_modified] => 2019-08-02 12:46:00 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=50178 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CCBS – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccbs/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/divulgada-relacao-de-classificados-para-quarta-etapa-da-selecao-de-plantonistas-para-o-ciatox-cg/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/divulgada-relacao-de-classificados-para-quarta-etapa-da-selecao-de-plantonistas-para-o-ciatox-cg/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccbs/feed/ [syndication_feed_id] => 6 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/divulgada-relacao-de-classificados-para-quarta-etapa-da-selecao-de-plantonistas-para-o-ciatox-cg/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => 75a7d7f2100a9eb123b603aa20bc7c89 [1] => 19ce6c3c32810bbfa563cfb552f638ef ) [faf_process_image] => ) [post_type] => post [post_author] => 39 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 8 [1] => 5 [2] => 9 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => departamento-de-farmacia-divulga-classificados-para-quarta-etapa-da-selecao-do-ciatox-cg )

FAF deciding on filters on post to be syndicated:

Divulgada relação de classificados para terceira etapa da seleção de plantonistas do CIATOX-CG

Array ( [post_title] => Divulgada relação de classificados para terceira etapa da seleção de plantonistas do CIATOX-CG [post_content] =>

O Departamento de Farmácia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) divulgou, nesta quarta-feira (31), a relação de candidatos classificados para a terceira etapa (entrevista) da seleção de platonistas para o Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Campina Grande (CIATOX-CG), a ser realizada nesta quinta-feira, 1º de agosto, no Complexo de Pesquisas Três Marias, no Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande.

Após a entrevista, a última etapa será o treinamento em serviço para os aprovados e classificados na prova escrita e entrevista, entre os dias 12 de agosto e 8 de setembro. Ao final do período do estágio será aplicada uma prova de conhecimentos específicos, como forma de avaliação final. Só receberá certificado o plantonista quem fizer a avaliação final e cumprir o período mínimo de seis meses ou o máximo de um ano de permanência no estágio.

Estão sendo selecionados alunos dos cursos de Farmácia (entre o 7º e 10º período), Enfermagem (entre o 7º e 9º período), Medicina (entre o 5º e 10º período) e Biologia (entre o 6º e 9º período). Confira a relação de candidatos aptos para a terceira etapa da seleção clicando AQUI.

Texto: Tatiana Brandão

O post Divulgada relação de classificados para terceira etapa da seleção de plantonistas do CIATOX-CG apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

O Departamento de Farmácia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) divulgou, nesta quarta-feira (31), a relação de candidatos classificados para a terceira etapa (entrevista) da seleção de platonistas para o Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Campina Grande (CIATOX-CG), a ser realizada nesta quinta-feira, 1º de agosto, no Complexo de Pesquisas Três Marias, no Leia Mais...

O post Divulgada relação de classificados para terceira etapa da seleção de plantonistas do CIATOX-CG apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2019-07-31 12:10:08 [post_date] => 2019-07-31 12:10:08 [post_modified_gmt] => 2019-07-31 12:10:08 [post_modified] => 2019-07-31 12:10:08 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=50124 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CCBS – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccbs/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/departamento-de-farmacia-divulga-relacao-de-classificados-para-terceira-etapa-da-selecao-de-plantonistas-do-ciatox-cg/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/departamento-de-farmacia-divulga-relacao-de-classificados-para-terceira-etapa-da-selecao-de-plantonistas-do-ciatox-cg/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccbs/feed/ [syndication_feed_id] => 6 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/departamento-de-farmacia-divulga-relacao-de-classificados-para-terceira-etapa-da-selecao-de-plantonistas-do-ciatox-cg/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => c4776ea0ef6a3e13fdce0b26cdf79d45 [1] => 1f0d77f7b561b871ffc7959ce9c345e6 ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 8 [1] => 5 [2] => 14 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => divulgada-relacao-de-classificados-para-terceira-etapa-da-selecao-de-plantonistas-do-ciatox-cg )

Doing filter:faf_image_filter

Execute image filter

Image process

No image matches

Array ( )

Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CCBS – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccbs/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/departamento-de-farmacia-divulga-relacao-de-classificados-para-terceira-etapa-da-selecao-de-plantonistas-do-ciatox-cg/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/departamento-de-farmacia-divulga-relacao-de-classificados-para-terceira-etapa-da-selecao-de-plantonistas-do-ciatox-cg/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccbs/feed/ [syndication_feed_id] => 6 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/departamento-de-farmacia-divulga-relacao-de-classificados-para-terceira-etapa-da-selecao-de-plantonistas-do-ciatox-cg/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => c4776ea0ef6a3e13fdce0b26cdf79d45 [1] => 1f0d77f7b561b871ffc7959ce9c345e6 ) )

Execute : Enclosure images

Enclosure save:

Array ( [0] => )

No match on

Decide filter: Returning post, everything seems orderly :Divulgada relação de classificados para terceira etapa da seleção de plantonistas do CIATOX-CG

Array ( [post_title] => Divulgada relação de classificados para terceira etapa da seleção de plantonistas do CIATOX-CG [post_content] =>

O Departamento de Farmácia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) divulgou, nesta quarta-feira (31), a relação de candidatos classificados para a terceira etapa (entrevista) da seleção de platonistas para o Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Campina Grande (CIATOX-CG), a ser realizada nesta quinta-feira, 1º de agosto, no Complexo de Pesquisas Três Marias, no Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande.

Após a entrevista, a última etapa será o treinamento em serviço para os aprovados e classificados na prova escrita e entrevista, entre os dias 12 de agosto e 8 de setembro. Ao final do período do estágio será aplicada uma prova de conhecimentos específicos, como forma de avaliação final. Só receberá certificado o plantonista quem fizer a avaliação final e cumprir o período mínimo de seis meses ou o máximo de um ano de permanência no estágio.

Estão sendo selecionados alunos dos cursos de Farmácia (entre o 7º e 10º período), Enfermagem (entre o 7º e 9º período), Medicina (entre o 5º e 10º período) e Biologia (entre o 6º e 9º período). Confira a relação de candidatos aptos para a terceira etapa da seleção clicando AQUI.

Texto: Tatiana Brandão

O post Divulgada relação de classificados para terceira etapa da seleção de plantonistas do CIATOX-CG apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

O Departamento de Farmácia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) divulgou, nesta quarta-feira (31), a relação de candidatos classificados para a terceira etapa (entrevista) da seleção de platonistas para o Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Campina Grande (CIATOX-CG), a ser realizada nesta quinta-feira, 1º de agosto, no Complexo de Pesquisas Três Marias, no Leia Mais...

O post Divulgada relação de classificados para terceira etapa da seleção de plantonistas do CIATOX-CG apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2019-07-31 12:10:08 [post_date] => 2019-07-31 12:10:08 [post_modified_gmt] => 2019-07-31 12:10:08 [post_modified] => 2019-07-31 12:10:08 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=50124 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CCBS – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccbs/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/departamento-de-farmacia-divulga-relacao-de-classificados-para-terceira-etapa-da-selecao-de-plantonistas-do-ciatox-cg/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/departamento-de-farmacia-divulga-relacao-de-classificados-para-terceira-etapa-da-selecao-de-plantonistas-do-ciatox-cg/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccbs/feed/ [syndication_feed_id] => 6 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/departamento-de-farmacia-divulga-relacao-de-classificados-para-terceira-etapa-da-selecao-de-plantonistas-do-ciatox-cg/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => c4776ea0ef6a3e13fdce0b26cdf79d45 [1] => 1f0d77f7b561b871ffc7959ce9c345e6 ) [faf_process_image] => ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 8 [1] => 5 [2] => 14 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => divulgada-relacao-de-classificados-para-terceira-etapa-da-selecao-de-plantonistas-do-ciatox-cg )

FAF deciding on filters on post to be syndicated:

Concluintes dos câmpus I e II colam grau e fecham ciclo de formaturas do período 2019.1 da UEPB

Array ( [post_title] => Concluintes dos câmpus I e II colam grau e fecham ciclo de formaturas do período 2019.1 da UEPB [post_content] =>

Em uma noite para ficar na posteridade e eternizada no tempo, nas mentes e nos corações de centenas de formandos que realizaram o sonho de conquistar um diploma de curso superior, 750 formandos de 30 cursos de Graduação dos câmpus de Campina Grande e Lagoa Seca da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) colaram grau acadêmico neste sábado (27) e encerraram o ciclo de formaturas da Instituição do semestre letivo 2019/1.

A Assembleia Solene de Colação de Grau dos câmpus I e II aconteceu na casa de shows Spazzio, em Campina Grande, e contou com a participação dos concluintes dos cursos do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), Centro de Educação (CEDUC) e do Centro de Ciências Agrárias e Ambientais (CCAA).

Presidida pelo reitor da UEPB, professor Rangel Junior, a cerimônia reuniu docentes e pró-reitores da Instituição, além de diretores de centros, coordenadores de cursos, familiares e amigos dos formandos. Nesse semestre, a UEPB formou mais de 1.200 novos profissionais nos oito câmpus da Instituição.

Em meio a ansiedade, júbilo e regozijo, os graduandos assistiram emocionados a entrada da congregação de professores de todos os Centros de Ensino que integram os câmpus de Campina Grande e Lagoa Seca. Entre os formandos, destaque para Marta Maria dos Santos Araújo, a mais experiente da turma. Aos 59 anos e já formada em Serviço Social, ela concluiu o curso de Ciências Biológicas, seguindo os passos da filha, Elaine Cristina dos Santos Araújo, que hoje faz Doutorado na área.

A atmosfera festiva tomou conta do local, com a entrada do Paraninfo Geral das turmas concluintes, o professor José Tavares de Sousa, conduzido pela comissão de honra formada por alunos dos cursos de Ciências Biológicas, Engenharia Sanitária e Ambiental, Filosofia, Direito, Ciências Contábeis e Agroecologia.

Os futuros profissionais, orgulhosamente vestidos com a beca, prestaram o juramento, comprometendo-se diante de professores e familiares a honrar os princípios da UEPB, lutar para aperfeiçoar a ciência e a técnica, além de transformar os conhecimentos adquiridos e utilizá-los para melhorar a sociedade sob a égide da justiça e da igualdade. Eles foram representados pelo graduando Lindomar Pereira da Silva, do curso de Agroecologia.

A Oradora Oficial das turmas foi a graduanda Amanda Vanuza de Arruda Barbosa, do curso de Direito, que fez um discurso emocionado e cheio de sentimentos e poesia. Ela destacou que o momento representava uma conquista pessoal para todos e agradeceu a Deus, aos familiares e professores, responsáveis pela transmissão dos conhecimentos e formação dos novos profissionais.

Amanda observou que, apesar de parecerem todos iguais, vestidos de beca, os formandos eram diferentes, com suas histórias, particularidades e dificuldades. Cada um carregava, segundo ela, marcas e sonhos. Em um reconhecimento à UEPB, Amanda destacou a missão da Instituição, que a despeito de todas as dificuldades, continua exercendo seu papel de formar cidadãos preparados para a vida. “Obrigado UEPB, que apesar de tantas dificuldades, nos dá asas para voar alto e sonharmos com dias melhores. Temos uma nova jornada pela frente”, frisou.

O Paraninfo Geral, professor José Tavares de Sousa, também fez um discurso emocionante e conclamou os formandos a usarem os conhecimentos adquiridos ao longo do curso para diminuírem as desigualdades sociais. Ele agradeceu a homenagem e disse que era uma honra o momento. O paraninfo focou parte do seu discurso nas desigualdades sociais que ainda existem no Brasil, principalmente no Nordeste, enfatizou que ainda faltam políticas públicas eficazes para combater essas desigualdades e que a educação é o caminho para mudar essa realidade, acabando de vez com esse flagelo social.

José Tavares ainda falou dos gargalos no Ensino Fundamental e Médio, mas ressaltou que, nos últimos anos, o Ensino Superior registrou avanços com as portas das universidades sendo abertas para alunos vindos da escola pública. Para ele, a expansão do ensino superior foi resultado de políticas públicas que reduziram as desigualdades regionais. O docente também destacou que a UEPB foi pioneira nas políticas de inclusão, tendo permitido o acesso ao curso superior a milhares de paraibanos.

A solenidade prosseguiu com o discurso do pró-reitor de Graduação, professor Eli Brandão, que enfatizou que os sonhos dos concluintes é o mesmo da UEPB, que está profundamente enraizada e comprometida com o Estado da Paraíba. Eli disse, ainda, que o dia era importante para os graduandos e para a Universidade, que atualmente tem 75% dos seus alunos advindos da escola pública. A cerimônia, segundo ele, se reveste de grande importância, pois marca o ponto de chegada e, ao mesmo tempo, o ponto de partida para o futuro e novos desafios.

O professor enfatizou que a UEPB está presente em toda a Paraíba, sempre comprometida com o desenvolvimento científico e cultural dos paraibanos, tendo duplicado o número de vagas nos últimos anos. Ao olhar para o futuro, Eli Brandão manifestou preocupação e disse que as universidades públicas estão em meio a uma forte crise que compromete o ensino em nome do capital financeiro.

Ele lembrou ainda que a Educação é um investimento social, e não gasto indevido, e justificou mostrando que 90% da produção de ciência e tecnologia no país é obra das universidades públicas. Segundo ele, sem universidade pública não há pesquisa comprometida com a ética e com o bem-estar humano. “Sintam-se vitoriosos por concluírem um curso de graduação numa instituição pública. São poucos os que conseguem ingressar em uma universidade e alcançar essa vitória”, parabenizou.

Presidente da solenidade, o reitor Rangel Junior transmitiu sua mensagem aos graduandos e parabenizou a todos pela conquista. O reitor disse que o momento era de orgulho para a UEPB, principalmente pela sensação de dever cumprido, visto que a situação econômica e política do país tem se mostrado muito difícil.

“Somos resistentes. O que nós estamos fazendo aqui nada mais é do que um movimento de resistência. Ao colocar para a sociedade mais de 1.200 profissionais formados, estamos dizendo que a universidade continua cumprindo com o seu papel e dando conta das responsabilidades com a sociedade”, afirmou o reitor, destacando ainda que a UEPB segue fazendo pesquisa e promovendo a cultura, mas, principalmente, formando pessoas qualificadas, competentes e comprometidas com a mudança do mundo.