NEAS abre inscrições de alunos para Programa Educação e Prevenção ao Uso de Álcool, Tabaco e outras Drogas

11 de agosto de 2017

O Núcleo de Educação e Atenção em Saúde (NEAS) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) inscreve até dia 20 de agosto os alunos interessados em participar do processo seletivo para o Programa Educação e Prevenção ao Uso de Álcool, Tabaco e outras Drogas (PEPAD), que contempla 12 projetos de intervenção social vinculados a atividades de pesquisa desenvolvidas pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Saúde/Doença e Direitos Sociais (GEPSADDS)/UEPB/CNPQ.

Este conjunto integra o Núcleo de Educação e Atenção em Saúde institucionalizado pela Resolução UEPB/CONSUNI 016/2013. A atuação do NEAS se desenvolve por meio de atividades acadêmicas no tocante às políticas públicas vigentes no país, em especial a Política de Saúde do Trabalhador e sobre Drogas. Nesse contexto, busca-se a prevenção de morbimortalidades, promoção de ambientes saudáveis e reinserção social. As referidas intervenções são realizadas em instituições públicas, como escolas e centros de atendimento psicossocial, e comunidades em geral.

Insere-se neste contexto o trabalho desenvolvido pelo Núcleo acerca da implantação dos ambientes 100% livres de fumo no Câmpus I da Universidade Estadual da Paraíba, respaldado pela Portaria/UEPB/GR/0309/2014. Tal atividade reflete a necessidade de assegurar os Equipamentos de Proteção Coletivas (EPCs) frente a comunidade acadêmica e visitantes da Instituição.

Na seleção do PEPAD podem se inscrever estudantes regularmente matriculados em qualquer curso do Câmpus I da UEPB, contanto que o interessado tenha disponibilidade de 12 horas semanais para atividades do Programa, ter rendimento igual ou superior a 7,0 (sete) e autonomia. A entrada dos alunos selecionados será imediata.

Os inscritos serão submetidos a atividade escrita versando sobre o controle da dependência química, a ser realizada no dia 21 agosto (segunda-feira), às 9h, na Sala Amarela, localizada no 2º andar do Prédio Administrativo, no Câmpus de Bodocongó. Os candidatos aprovados na primeira etapa serão convocados para entrevista no dia 22 de agosto, para avaliação do perfil e interesse do candidato em exercer as atividades do PEPAD. Esta etapa será realizada após divulgação do resultado da seleção, nos turnos manhã e tarde, na Sede do NEAS, localizada no 1º andar do Prédio Administrativo.

O candidato convocado para entrevista que não comparecer ao local na data e horário estabelecidos estará automaticamente eliminado do processo seletivo. O resultado final da seleção será divulgado no site www.circularsaude.uepb.edu.br. A ficha de inscrição pode ser acessada clicando AQUI.