Laboratório Itinerante da Universidade Estadual da Paraíba realiza ações de Saúde em Serra Branca

26 de abril de 2017

Clique para exibir o slide.

Dentro das comemorações alusivas aos 58 anos de emancipação política da cidade de Serra Branca, no Cariri paraibano, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através do Laboratório Itinerante (LABIT), realizou nesta quarta-feira (26) um conjunto de ações de saúde voltadas para a melhora da qualidade de vida da população. O LABIT é um programa de Extensão da UEPB e envolve vários projetos oriundos de cursos como Enfermagem, Odontologia, Serviço Social, Farmácia, Fisioterapia e Educação Física.

Em contato direto com a população, 30 estudantes e seis professores envolvidos no programa, sob a coordenação do professor Josinaldo Barbosa, foram distribuídos em vários estandes para prestar o serviço gratuito a população. Foram realizadas ações como aferição de pressão arterial, teste de glicemia e palestra pelos acadêmicos de Enfermagem. Os estudantes de Odontologia prestaram orientações sobre higiene bucal – como fazer a escovação correta – e aplicação do flúor, entre outros serviços.

Já os alunos de Educação Física realizaram um trabalho voltado para recreação e aeróbica, bem como a medição do nível de massa corporal (IMC), enquanto a equipe de Fisioterapia desenvolveu atividades relacionadas a orientação postural e respiratória. O pró-reitor de Extensão da UEPB, professor José Pereira, destacou que a Instituição tem uma série de parcerias com a cidade de Serra Branca, o que favoreceu a ida do Laboratório Itinerante para o município.

Pereira ressaltou o aspecto social do LABIT, que tem proporcionado aproximar a Universidade da população e, com isso, contribuído para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Ele lembrou que somente este ano o programa já esteve em três cidades, realizando ações educativas e de saúde. A pretensão é ampliar as ações. “São serviços prestados a população e a partir desses serviços as pessoas são encaminhadas para o atendimento especializado”, observou.

Executado há vários anos na UEPB, o LABIT é um programa multidisciplinar de atividades extensionistas que tem o intuito de levar os serviços de Saúde até a comunidade através de ações de cidadania, promovendo a disseminação de informações no que diz respeito à promoção, educação em saúde e a qualidade de vida das pessoas. O principal objetivo é desenvolver atividades de extensão nas comunidades ou qualquer outra instituição levando os acadêmicos a interagir com a sociedade, visando a troca de conhecimentos.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Divulgação PROEX