Laboratório de Patologia Oral da UEPB segue com serviço de análise histopatológica de lesões bucais

8 de junho de 2020

Mesmo diante do período de distanciamento social, necessário para evitar o contágio pelo novo coronavírus, os serviços do Laboratório de Patologia Oral do Departamento de Odontologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Câmpus de Campina Grande, continuam sendo desenvolvidos, observando todas as normas de segurança exigidas pelos órgãos de Vigilância Sanitária e Saúde, e o setor segue prestando assistência em saúde bucal, através da emissão de laudos histopatológicos.

O laboratório é coordenado pela professora Pollianna Muniz Alves e pelo professor Cassiano Francisco Nonaka e recebe material para biópsias de todos os tipos de lesão que se desenvolve na boca. Esses materiais são provenientes tanto do serviço público quanto do serviço privado de Saúde. Os cirurgiões buco-maxilo-faciais fazem as biópsias e encaminham a coleta, com seus respectivos diagnósticos clínicos, para a análise histopatológica, no Laboratório de Patologia Oral da UEPB.

Ao chegar no laboratório, o material é processado e corado para, posteriormente, serem emitidos os laudos histopatológicos pelos professores especialistas e doutores em Patologia Oral. A partir desse diagnóstico, os pacientes seguem para os tratamentos mais adequados. Uma das principais atividades do Laboratório é o diagnóstico de lesões malignas, tendo em vista que a incidência de câncer bucal na Paraíba é elevada e muitos paraibanos não têm ciência da proporção desse problema de saúde pública que o Estado enfrenta.

Somente no ano passado, dos mais de 600 laudos liberados pelo laboratório da UEPB, cerca de 50 correspondiam a diagnóstico de câncer bucal. A responsável pelo Laboratório, professora Pollianna Muniz, ressalta que o Instituto Nacional do Câncer (INCA) estimou, para o ano de 2020, em torno de 240 novos casos de câncer bucal em homens e 140 novos casos em mulheres na Paraíba. Nesse período de pandemia, a entrega das biópsias para emissão dos laudos histopatológicos pode ser feita no Departamento de Odontologia, localizado no Câmpus de Campina Grande, nas terças e quintas-feiras, das 7h as 11h.

Texto: Severino Lopes

O post Laboratório de Patologia Oral da UEPB segue com serviço de análise histopatológica de lesões bucais apareceu primeiro em UEPB.