Festivais de Ginástica e Cultura Corporal encerram semestre letivo do Departamento de Educação Física

9 de agosto de 2017

Clique para exibir o slide.

O semestre 2016.2 do curso de Educação Física da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) foi finalizado com a realização da 8ª edição do Festival de Ginástica e do 2º do Festival de Cultura Corporal como atividades de encerramento dos componentes curriculares do Departamento. Os eventos, realizados simultaneamente no Ginásio do Departamento de Educação Física (DEF), na tarde desta quarta-feira (9), reuniu cerca de 200 alunos que estão matriculados entre o 1º e o 6º período para um total de 12 apresentações. A proposta da atividade é unir os conhecimentos desenvolvidos em sala a partir das disciplinas de Ginástica e executá-los em forma de apresentação de coreografias.

Segundo explicou o coordenador geral do evento, professor Jeimison de Araújo, são pautados para a realização dos dois festivais elementos da ginástica rítmica e artística, além da acrobacia, aprofundando os conhecimentos acerca da ginástica e da cultura corporal. Ele ainda ressaltou a participação dos projetos de extensão vinculados à Coordenadoria de Esporte e Lazer (COEL), como os das modalidades esportivas Karatê, Judô e Kendo, além da presença do projeto “A Ginástica na Escola: o Lordão projetando alegrias”, vinculado à Escola Estadual Professor Lordão, da cidade de Picuí.

“Este é um momento onde os alunos colocam em prática o que eles aprendem dentro da sala de aula com a teoria. Aqui eles executam os movimentos que estudaram ao longo do semestre. É um momento de confraternização, mas que tem como princípio contemplar os componentes curriculares do curso. Além das apresentações que envolvem as coreografias, eles participaram do estudo que resultou em artigos científicos que foram expostos na modalidade banner”, explicou o professor Jeimison.

Mais uma vez participando como convidado do 8º Festival de Ginástica do Departamento de Educação Física (DEF) e do 2º Festival de Cultura Corporal, o professor da Escola Estadual Professor Lordão, Josemário Silva, valorizou a oportunidade de trazer parte de seus alunos que estão inseridos neste projeto da escola. Segundo ele, o esporte número um da Escola Professor Lordão é a Ginástica, o que tem ajudado a transformar a prática esportiva daqueles alunos.

“Não temos acesso a um ginásio na escola, então preparei esse projeto e começamos a desenvolvê-lo em 2013. Os alunos foram desafiados a conhecer e participar da Ginástica e isso transformou a vida de todos nós. Já recebemos por três vezes o prêmio ‘Mestres da Educação’ e ficamos sempre muito satisfeitos em participar desses eventos aqui na UEPB pela importância dessas crianças em conhecer a Universidade e apresentar as coreografias que eles estudam”, disse o professor que fez sua formação acadêmica na Universidade Estadual da Paraíba.

O aluno do 2ª período, Daniel Batista Santana, foi um dos que subiu ao tablado para realizar uma apresentação artística. De acordo com ele, esses festivais valorizam e dão a oportunidade para que todos os estudantes se engajem e busquem melhorar sua aprendizagem, focando em atividades práticas. “Os festivais acontecem para que possamos apresentar tudo aquilo que conhecemos na sala de aula. Nossa formação é ampla e a partir desses eventos podemos colocar em prática exercícios importantes para a nossa formação”, destacou o estudante, que também é monitor da disciplina de Ginástica.

Texto e fotos: Givaldo Cavalcanti