CCBS

Centro de Ciências Biológicas e da Saúde

9 de setembro de 2019

A Feira Agroecológica da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), que acontece todas as quintas-feiras pela manhã, no hall da Central de Integração Acadêmica, no Câmpus de Bodocongó, está completando um ano de funcionamento e, na próxima quinta-feira (12), contará com uma programação especial para comemorar a data. Além da feira de produtos agroecológicos, o evento contará com a Feira do Coletivo de Mulheres Empreendedoras, com um palco aberto para artistas e um café da manhã solidário oferecido pelos agricultores que participam da feira.

Conforme o professor Simão Lindoso, coordenador da iniciativa, a Feira Agroecológica é resultado de uma articulação coletiva que envolve a comunidade acadêmica e a sociedade civil. Organizações de agricultores familiares agroecológicos da Borborema e do Cariri Oriental Paraibano são parceiros e colaboram ativamente com o programa de Extensão da UEPB “Agroecologia e o Diálogo de Saberes na Universidade: Ações do Núcleo de Extensão Rural Agroecológica em Territórios Paraibanos”, vinculado ao Núcleo de Extensão Rural Agroecológica (NERA) e ao projeto “Centro Vocacional Tecnológico Agroecologia e Produção Orgânica: Agrobiodiversidade do Semiárido”.

A Feira Agroecológica da UEPB tem se consolidado ao longo deste primeiro ano de funcionamento em um espaço que envolve formação, pesquisa e extensão. A feira dá visibilidade à Agroecologia como prática de produção de alimentos saudáveis, em harmonia com o ambiente, com a saúde humana e com a justiça social, mas também credita a Agroecologia como ciência que precisa ser mais bem refletida nos espaços acadêmicos.

Durante a feira, que tem início sempre às 7h, são comercializados diversos alimentos livres de agrotóxicos, como frutas, verduras e legumes, além de ofertados ovos e galinha de capoeira, leite e queijos de cabra, doces, vários tipos de feijões, favas, fubá de milho, carnes suína e bovina, mel de abelha, óleo de coco e até sabão artesanal, feito com óleo reciclado. Outras informações podem ser obtidas pela rede social Instagram @feiraagroecologicauepb ou pelo telefone (83) 9 8809-1978.

O post Feira Agroecológica da UEPB completa um ano de funcionamento com programação especial de aniversário apareceu primeiro em UEPB.