16 de setembro de 2020

Um artigo destacando aspectos de uma pesquisa coordenada pelo professor Bolívar Damasceno e desenvolvida no Laboratório de Desenvolvimento e Caracterização de Produtos Farmacêuticos (LDCPF), por alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF) e do Departamento de Farmácia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), foi destaque em revista científica internacional de alto impacto científico.

Com o título “Bicontinuous microemulsions containing Melaleuca alternifolia essential oil as a therapeutic agent for cutaneous wound healing” (“Microemulsões biocontínuas contendo óleo essencial de Melaleuca alternifolia como agente terapêutico para cicatrização de feridas cutâneas”, em português), o artigo foi publicado na revista Drug Delivery and Translational Research.

O trabalho é fruto do mestrado da aluna Karoll Moangela Andrade de Assis, em parceria com diversos pesquisadores da Paraíba, e foi premiado no 22º Simpósio Internacional sobre Microencapsulação, realizado em setembro de 2019, na cidade de Salvador (BA). No congresso, o trabalho da UEPB recebeu a Menção Honrosa na apresentação de posters.

A pesquisa, coordenada pelo professor Bolívar Ponciano Damasceno, trata do desenvolvimento de um novo sistema terapêutico que consiste em microemulsões bicontínuas. Para isso, é utilizado o óleo essencial de melaleuca, que tem várias funções e atividades terapêuticas. No estudo, ele foi utilizado como agente cicatrizante para feridas cutâneas.

“Nós desenvolvemos o sistema e fizemos diversas caracterizações nele”, observa Bolívar. Ao longo da pesquisa, foi feito um estudo da estabilidade do sistema para saber se realmente ele poderá ser utilizado com o passar do tempo. O estudo verificou ainda a concentração do óleo utilizado no sistema desenvolvido e só depois realizou o estudo in vivo, em ratos de laboratório.

A pesquisa utilizou quatro grupos de animais (ratos) e constatou que o sistema desenvolvido na UEPB, usando o óleo de melaleuca, ajudou a tratar os ferimentos dos animais com eficácia. Os grupos de animais tratados com a microemulsão que continha o óleo essencial incorporado apresentaram uma melhor cicatrização do que pomadas tradicionais disponíveis no mercado.

“O artigo explica que as microemulsões são sistemas termodinamicamente estáveis, isotrópicos e transparentes de dois líquidos imiscíveis, geralmente água e óleo, estabilizados por um filme interfacial de tensoativos localizado na interface óleo/água”, acrescentou Bolívar.

O professor frisa que a pesquisa teve diversos parceiros, entre eles, o Laboratório de Microbiologia da UEPB, o Laboratório do Instituto de Pesquisa, Fármacos e Medicamentos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a equipe do Biotério da Unifacisa. O artigo pode ser acessado no endereço eletrônico https://rdcu.be/b69JC.

Texto: Severino Lopes

O post Estudo sobre óleo de melaleuca para produção de medicamentos ganha destaque internacional apareceu primeiro em UEPB.